A Zenvia Inc., a principal plataforma de experiência do cliente da América Latina, empoderando empresas a criarem experiências únicas para seus clientes finais, divulga seus resultados operacionais e financeiros do terceiro trimestre de 2022 (3T 2022).

Cassio Bobsin, fundador e CEO da ZENVIA, disse: “No último ano, dobramos as apostas na nossa estratégia de posicionar a Zenvia como empresa SaaS, oferecendo a mais completa jornada CX da América Latina, com um claro caminho para a rentabilidade. Este trimestre nos prova que estamos no caminho certo. Registramos nosso melhor EBITDA* trimestral desde o IPO e fluxo de caixa livre positivo, mesmo operando em um ambiente desafiador”.

“Nossas conquistas são o resultado direto de encontrarmos e capitalizarmos oportunidades de desenvolvimento a curto e médio prazo, visando maximizar a lucratividade. Seguiremos buscando o equilíbrio entre rentabilidade e crescimento, ao mesmo tempo em que otimizamos nossa estrutura de capital. Também vamos intensificar nossos esforços para capturar sinergias adicionais e oportunidades de cross-selling para retornar ao nosso padrão histórico de crescimento sustentável e rentável”.

Shay Chor, CFO e IRO da ZENVIA, disse: “Ao reconhecermos o ambiente mais desafiador de financiamento em nível global para empresas de tecnologia, tomamos uma série de iniciativas para preservar caixa e gerar EBITDA, incluindo os acordos com D1 e Movidesk, para estender as condições de pagamento dos earn-outs, e rígidos controles de custos. Estamos orgulhosos de entregar neste trimestre nosso melhor EBITDA* como empresa de capital aberto, juntamente com fluxo de caixa livre positivo. Esperamos terminar o ano com números positivos, como vocês poderão ver nas projeções atualizadas. Com o funding gap significativamente reduzido até o final de 2023, seguiremos executando nosso plano, focados na expansão do lucro bruto e na geração de EBITDA”.

Linhas de negócios: SaaS e CPaaS
O negócio SaaS continuou a crescer durante o terceiro trimestre, com uma receita líquida de 72.1 milhões de reais, um aumento sequencial de 11,8%. No período entre janeiro e setembro deste ano, a receita SaaS alcançou R$ 188,5 milhões, com uma Margem Bruta Ajustada de 67,3%. Já a Expansão da Receita Líquida (NRE) totalizou 123%, em comparação com 120% registrado no segundo trimestre de 2022. Em outubro, a receita recorrente anualizada (ARR) de negócio SaaS atingiu R$ 235 milhões.

Já em CPaaS, a companhia reportou Receita Líquida de R$ 108,2 milhões no 3T 2022 e de R$ 393,4 milhões no 9M22, com Margens Brutas Ajustadas de 33,9% e 25,9%, respectivamente – como resultado direto do foco em rentabilidade nos últimos trimestres.

Desde o início do ano, a Zenvia tem vivenciado um ambiente competitivo mais acirrado no segmento CPaaS, que levou a uma forte pressão de preços. Dada nossa posição de liderança e nosso foco em EBITDA e geração de caixa, temos sido capazes de equilibrar positivamente a queda do volume com a expansão rentabilidade. O Lucro Bruto Ajustado apresentou sólido aumento sequencial de 15,0%, totalizando R$ 36,7 milhões no 3T 2022 em comparação com R$ 31,9 milhões no 2T 2022. Para os próximos trimestres, seguiremos buscando equilíbrio visando maximizar o lucro bruto.

Revisão de nossa estrutura corporativa
Em 10 de novembro, a administração da Zenvia aprovou a revisão da estrutura corporativa, resultando em redução da força de trabalho atual da empresa em 118 funcionários, o que representa aproximadamente 9% da força de trabalho total da companhia na América Latina. A companhia se comprometeu em apoiar os funcionários afetados, estendendo o plano de saúde e oferecendo apoio em recolocação.

A administração estima atualmente que essas ações devam reduzir cerca de R$ 40 milhões da sua estrutura de custos em base anual a partir de 2023. O quarto trimestre de 2022 e o ano de 2022 deverão ser impactados por R$ 5 milhões de custos relacionados a esse movimento.

Essa redução está em linha com o atual cenário econômico global e a aceleração da integração das aquisições com diversas outras ações de redução de custos, voltadas à preservação de caixa e geração de EBITDA.

No total, a liderança da companhia espera reduzir R$ 70 milhões de sua estrutura de custo em base anual.