Durante o episódio da quarta temporada do Shark Tank Brasil, que foi ao ar na última sexta-feira (16/08), o  primeiro robô interativo brasileiro que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things), o Tinbot, fez o pitch para os “tubarões”, como são chamados os investidores que participam do programa.

“Olá tubarões, eu sou o Tinbot e posso ser programado para qualquer função, inclusive para ser um ‘tubarão’, só me falta o dinheiro. Hehehehe!”, brincou o robô. E continuou contando que sua missão é ajudar e divertir as pessoas e que as empresas podem contar com ele para oferecer essa experiência diferenciada para seus clientes e colaboradores.

Depois o Tinbot passou a bola para Rogério de Souza, CINO (Chief Innovation Officer) do DB1 Group e diretor executivo da Tinbot Robótica. Ele ofereceu 5% da startup desenvolvedora do robô por R$ 1.8 milhão.

O robô interagiu com Cristiana Arcangeli, empresária serial e brincou dizendo que “como não tenho boca, você não pode me ajudar como dentista (sua antiga carreira). O que eu preciso é você como parceira”. Ela disse que gostou da piscadinha no final da conversa.

Luiza Trajano, presidente do Conselho de administração do Magazine Luiza e que virou “tubarão” por um dia neste episódio do Shark Tank, perguntou se a empresa seria capaz de desenvolver a Lu, vendedora virtual do Magazine Luiza, com o design e a personalidade da assistente.

Souza explicou que “como o Tinbot é voltado para empresas, é extremamente importante que ele seja totalmente customizável, assumindo outro nome se necessário. Inclusive, as empresas não são obrigadas a utilizar a inteligência artificial que vem com o robô.

Se o interessado já tem o sistema de inteligência, o da Lu por exemplo, com perguntas e respostas, é possível utilizar o Tinbot como sendo a interface física para dar expressão e personalidade”, explica.

Já o “tubarão” João Appolinário, fundador e CEO da Polishop, que já investiu em 14 empresas, fechou duas e aportou R$ 14 milhões nestes negócios, decidiu investir no projeto do Tinbot. A proposta feita por Appolinário foi de participar da estratégia de vendas, disponibilizando o Tinbot nas 300 lojas da marca e no e-commerce, além de veicular o produto nos canais da Polishop TV, seu próprio programa de vendas que divulga seus produtos 24 horas por dia. Em troca, o “tubarão” fica com 10% de royalties até que as vendas atinjam R$ 18 milhões e, então, ele terá 10% de equity (participação na Tinbot Robótica).

Mais de 20 unidades do Tinbot já foram adquiridas por empresas de todo o país, como a UniCesumar e a Evoa Aceleradora, onde atua na recepção de visitantes, no Sicoob, para gerenciamento de indicadores, na Cooperativa Cocamar onde interage com os cooperados, no Hotel Villa Rossa, como concierge e como parceiro da pensadora digital Martha Gabriel, não apenas em suas palestras, mas em outras frentes de negócio.