A mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil está inovando e agregando tecnologia ao seu processo de transporte de mercadorias. Após 109 anos de história, a gaúcha Santa Clara vive uma jornada de transformação digital, pela qual muitas indústrias da matriz produtiva tradicional do Estado estão passando em busca de automação e redução de custos.

Através do aplicativo de logística da uMov.me, a cooperativa digitalizou a sua contratação de fretes, diminuindo em torno de R$0,01 por litro de leite transportado. O que pode parecer pouco, em larga escala surpreende: a empresa comercializa 2 milhões de litros de leite por mês para fora do Rio Grande do Sul. Assim, a nova tecnologia gera uma economia de R$20 mil por mês, totalizando quase R$250 mil ao ano. O valor é revertido em investimentos na cooperativa.

A solução, implementada em 2020, também possibilitou a oferta da mesma carga para mais transportadoras, aumentando a gama de veículos disponíveis e diminuindo o tempo de entrega. Conforme explica o gerente de Tecnologia da Informação da Santa Clara, Daniel Misturini, maior agilidade e transparência são outros benefícios do processo – que antes era feito manualmente, pelo contato via telefone ou e-mail com cada uma das transportadoras.

“Agora, conseguimos otimizar o tempo, aumentar a produtividade do nosso setor de logística e minimizar os esforços da equipe. Em um mercado como o de alimentos e bebidas, no qual a margem de lucro é muito baixa, é essencial nos mantermos competitivos. E para isso, cada centavo conta”, destaca Misturini.

Nos planos da empresa para o futuro ainda constam a continuidade da transformação digital através da roteirização dos caminhões, da assinatura totalmente eletrônica dos comprovantes de entrega e de uma frente de controle de quilometragem dos mais de 120 vendedores externos. Funcionalidades essas que estão disponíveis no aplicativo da uMov.me.

“A parceria com a Santa Clara exemplifica muito bem o propósito da plataforma uMov.me: ajudar empresas e pessoas para o desenvolvimento da nossa sociedade”, conclui Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me.

O aplicativo de logística é uma solução criada a partir da plataforma no-code e personalizada para atender às regras de cada negócio. Ele oferece roteirização por menor tempo ou distância, análise em tempo real das rotas previstas ou realizadas, checklists para controle de entregas, despesas ou manutenções, assinatura eletrônica na tela do celular, relatórios customizados, comprovação digital de coletas e entregas, entre outras funcionalidades. Além da Santa Clara, o Grupo Dimed e a Transportadora Plimor são alguns dos clientes que gerenciam suas operações logísticas com o aplicativo uMov.me.