Indústria com a maior diversidade de equipamentos hidráulicos da América Latina, a IMAP já atua no mercado há 46 anos. A empresa, que conta com representantes em diferentes partes do Brasil, precisava otimizar seu gerenciamento de carteira. Para isso, decidiu investir em um CRM. Mas a solução não foi imediata.

Antes de começar a utilizar algum tipo de software, a IMAP trabalhava com as tradicionais planilhas. “Nos baseávamos nas informações que vinham dos representantes, mas sem nenhuma forma de registro fiel dos acontecimentos”, explica o gerente de marketing da empresa, Filipe Santos, “O colaborador interno da área comercial mantinha contato com os representantes em diferentes regiões do país. Assim, o gerenciamento ocorria de uma forma bem superficial”.

Em 2015, a IMAP buscou seu primeiro CRM, que acabou não sendo o mais adequado para a empresa. Segundo Santos, a adaptação do time ao sistema não foi boa: “O software apresentava uma plataforma muito pesada, além de a customização ser bem complexa para chegar nos resultados que precisávamos”. De acordo com o gerente, o time chegou a questionar se um CRM seria a ferramenta adequada para a sua rotina, mas chegou a um consenso: precisavam de uma solução mais funcional.

Dois anos mais tarde, em 2017, a IMAP conheceu a Smark em uma apresentação da plataforma realizada pelo próprio sócio e CEO, Leandro Ceccato. A reação foi imediata: “Ao final da reunião, logo pensei ‘é disso que a gente precisa’. E assim teve início a nossa parceria”, lembra Santos. O gerente destaca ainda que o Smark CRM foi capaz de ultrapassar um importante obstáculo junto à equipe: “Você precisa de uma ferramenta que convença o seu representante a utilizá-la. Então, rompemos essa barreira cultural interna quando mudamos para o sistema da Smark”.

Agora, a IMAP utiliza a plataforma para funil de vendas, prospecção, gestão de contas, gestão de oportunidades, taxa de conversão, controle de origens, além de tomar decisões baseadas em dados e saber quantos clientes estão perdendo e porquê. Todas essas mudanças trouxeram benefícios, já que se tornou possível saber exatamente o que estava acontecendo em cada etapa de venda.

Além disso, o Smark CRM auxilia na organização e no controle do contato com o cliente, questões importantes para uma indústria do porte da IMAP, com representantes em todo o Brasil. A administração de carteira é uma das dores principais de empresas que estão crescendo. Quando você não tem uma boa gestão de carteira, você fica no escuro, mesmo que seja em uma empresa pequena. Antes nós não tínhamos informações importantes e isso custa muito caro”, analisa o gerente de marketing.

Os benefícios internos foram rápidos em aparecer, segundo Santos. E o primeiro deles foi a agilidade, o que ajudou a equipe a abraçar a ferramenta: “Se o time não estiver engajado para implantar um CRM, as coisas não funcionam. Então, a velocidade da plataforma foi determinante”.

Outra vantagem importante para o gerente de marketing foi a possibilidade de personalizar o sistema conforme as necessidades da IMAP: “As customizações são mais simples, econômicas e melhores”. Atualmente, a empresa também está iniciando suas atividades com o módulo de pós-vendas do Smark CRM para ajudar a tornar a indústria mais produtiva.

Para o CEO da Smark, a parceria traz benefícios para todos os envolvidos. “Ficamos felizes de poder ajudar a IMAP a otimizar suas atividades e levar mais produtividade ao dia a dia dos seus colaboradores e representantes. Para nós, também é ótimo desafiar o nosso próprio CRM a se tornar cada vez melhor e mais apto a atender a indústria como um todo”, pondera Ceccato.

Quanto à importância que o software representa hoje na IMAP, Santos é direto: “Se o CRM parar hoje, a gente fica no escuro. Eu não vejo como uma indústria poderia manter as áreas comercial e de marketing sem a utilização de uma plataforma como a Smark”.