Ter trabalhadores sem treinamento nos projetos e com maior índice de acidentes de trabalho são duas situações que todas as empresas devem evitar. Organizar os documentos de funcionários e empresas para atender a legislação trabalhista, perante a lei do CLT e legislação fiscal, consome tempo e exige burocracia.

Pensando nisso, a Clever Global, empresa de serviços tecnológicos, especializada no gerenciamento de fornecedores e terceiros, disponibiliza a plataforma SerCAE, que auxilia na gestão documental, automatizando o controle do vencimento dos documentos e alertas, criando eficiência e minimizando os riscos associados à subcontratação de serviços.

De acordo com Otávio Pepe, diretor Brasil da Clever Global, com o uso da tecnologia para controle da documentação e a organização dos processos, as empresas conseguem chegar numa redução de custos de até 38%.

“Quando se terceirizam os serviços de projetos à outras empresas subcontratadas e terceiras, precisamos ter o controle e ter o conhecimento se essas empresas estão cumprindo com as suas obrigações legais e contratuais, como o atendimento à legislação trabalhista, de segurança do trabalho e até fiscal. Assim, é possível mitigar desta maneira possíveis acidentes de trabalho, processos trabalhistas ou até judiciais, que envolvam essas empresas contratantes”, explica.

A Clever Global fornece a tecnologia e o know-how para esta gestão de fornecedores com uma plataforma criptografada online, auditoria dos documentos e perfis de acesso restritos, gerando mais segurança na gestão dos dados e fornecendo às empresas donas dos projetos dados estratégicos para a tomada das decisões. Para empresas que executam projetos em construção, operação de extração de minérios, industrialização, geração e distribuição de energia, petróleo, gás, entre outros.

Em janeiro de 2022, houve ainda a atualização da legislação, com alguns documentos como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), entre diversas outras mudanças que regularam o que o mercado já praticava, oficializando a responsabilidade das empresas contratantes sobre a gestão dos seus fornecedores. A vantagem de ter uma tecnologia por trás deste processo garante que 100% dos documentos sejam auditados, antes do colaborador entrar no projeto, dando a condição da empresa conseguir a conclusão dos seus projetos antes dos prazos previstos e economia em até 38% com a diminuição dos custos fixos operacionais.

“É evidente que uma empresa com mais de 15.000 trabalhadores e que realizam a análise financeira dos fornecedores, se antecipando com possíveis problemas de fluxo de caixa dos fornecedores, em muitos casos evitando a falência. Esta análise está vinculada ao pagamento dos serviços prestados pelas empresas terceiras. É neste cenário que a Clever entra com um trabalho burocrático feito por uma plataforma automatizada, baixando os custos operativos e gerando dados estratégicos para a tomada de decisões das empresas”, exemplifica Pepe.