Nos últimos anos, houve uma transformação significativa no campo do gerenciamento de produtos, impulsionada pela crescente importância dos dados na tomada de decisões estratégicas. A integração do gerenciamento de produtos com a inteligência de dados está moldando o futuro da gestão de produtos digitais, possibilitando uma compreensão mais profunda dos princípios e técnicas da ciência de dados.

De acordo com Renan Silva, product owner da da Deal, consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em qualquer estágio de maturidade digital, daqui cerca de 5 anos, os gerentes de produtos devem se tornar proficientes em análise de dados e estatísticas para aproveitar ao máximo o potencial dos dados em seus produtos. “A coleta e análise de dados não estão mais presentes apenas no estágio pós-lançamento. Agora, os gestores de produtos buscam integrar dados em todas as fases do ciclo de vida do produto, que se torna mais adaptável, permitindo uma identificação precoce das oportunidades de melhoria”, explica Nawa.

Uma tendência de mercado destacada pelo profissional é a personalização. Cada vez mais sofisticada, a personalização é resultado do aprendizado das máquinas, onde os desenvolvedores de produtos adaptam a experiência do usuário com base no comportamento e nas preferências individuais dos clientes. No futuro, a personalização será ainda mais granular e responsiva, aprimorando a retenção do usuário e a satisfação. Ao mesmo passo em que há a evolução das técnicas, por outro lado, surge um alerta sobre a ética dos dados compartilhados pelos usuários. “As preocupações com a privacidade dos dados e a transparência nas práticas de coleta e uso de dados se tornarão cada vez mais urgentes”, comenta Fernando.

Outra consideração do profissional sobre a importância da fusão entre o gerenciamento do produto e de data intelligence é a análise preditiva. “Esse mapeamento está se tornando uma ferramenta valiosa para antecipar tendências de mercado e identificar oportunidades emergentes. Os gestores de produtos estão usando modelos de previsão alimentados por dados para desenvolver funcionalidades futuras. À medida que avançamos em um ambiente de negócios cada vez mais orientado por dados, a integração do gerenciamento de produtos em inteligência de dados se torna essencial”, finaliza o COO e co-fundador da Deal.