Ao passar por uma gôndola, o consumidor recebe uma mensagem sobre desconto em um produto de seu interesse. Ou, se o paciente no hospital precisar de atendimento de emergência, o celular do médico mais próximo recebe um alerta.

Em um hotel ou evento, o hóspede pode ter um mapa interativo para não se perder. Essas são algumas das aplicações de fácil implementação, com recursos de Inteligência Artificial, machine learning e automação, junto a um gerenciamento centralizado e integrado dos APs (pontos de acesso Wi-Fi), da plataforma Mist AI, da Juniper.

“Do ponto de vista de operação de rede e de segurança, o Mist usa mecanismos de machine learning para identificar problemas, restaurar ou otimizar o funcionamento da rede cabeada e Wi-Fi. Também conseguimos ter visibilidade da experiência do usuário, em termos de desempenho e perfil de acesso, permitindo que ações preventivas e corretivas sejam tomadas de forma automática, garantindo uma percepção de qualidade superior do serviço de internet”, esclarece Rodrigo Larrabure, diretor comercial da CYLK Technologing.

“Além da parte de AIOps (inteligência artificial em operações), o conjunto de dados coletados e a facilidade de interação via APIs dão suporte a aplicativos baseados em localização com alta precisão”, acrescenta. Ambas as abordagens, tanto de gestão de acessos e segurança quanto de aplicativos para usuários finais, fazem parte de sua apresentação no CIO Brasil, evento realizado entre os dias 3 e 5 de junho pela empresa especializada em eventos e pesquisas 4NETWORK TECHNOLOGY.

Destacada como “Visionário” no Quadrante Mágico do Gartner de Serviços de Localização Indoor, o Mist atende a crescente demanda por simplificação do gerenciamento e segurança das conexões Wi-Fi, integração com sistemas de IoT, além do aumento do tráfego por parte dos usuários.

“O Mist oferece uma abordagem nova e exclusiva para serviços de localização de alta precisão a partir dos sinais Wi-Fi e Bluetooth Low Energy (BLE). Inclui um assistente de rede virtual, bem como analytics, segmentação de IoT e monitoramento comportamental em escala”, descreve o relatório do Gartner.

Soluções móveis para as novas condições de mobilidade

Alinhada ao tema do evento, “ (Re) Construction”, a apresentação passa por algumas funcionalidades do Mist AI que ganham relevância na conjuntura de pandemia e pós-pandemia.

As funções de SD-WAN em nuvem permitem transformar cada home office em um escritório gerenciado, com controles de segurança e outras políticas.
Para as áreas de OT (tecnologia de operações), automação e IoT, as redes se tornam mais confiáveis, com uma necessidade muito menor de manutenção local e ajustes automáticos e proativos de configurações.

Áreas de logística podem simplificar seus processos (por exemplo, registro de saída, rastreamento e interações com um motorista), com mais qualidade operacional e menor dependência de interações pessoais.

No caso das interações com clientes, e em certa medida com os profissionais em campo, a comunicação no lugar certo e na hora certa faz toda diferença em determinados contextos.

Ainda que se retomem os deslocamentos e o contato interpessoal, a “presença” não pode ser desperdiçada. O consumidor tende a ir menos vezes ao ponto de venda, a segurança biológica dos profissionais em campo ainda inspira cuidados e outras situações maximizam as vantagens da inteligência da rede, para aproveitar cada oportunidade quando a pessoa certa “está lá”.

A plataforma da Juniper é fornecida como um serviço em nuvem e se integra aos sistemas de rede físicas e virtuais.