A Arqia, empresa parte do Grupo Datora especializada no segmento M2M e IoT, conhecida por conectar pessoas por meio da tecnologia está conduzindo uma ação diferenciada nesse período de pandemia. A empresa está promovendo uma campanha para incentivar as pessoas a apagarem as luzes e olharem para o céu na madrugada do dia 21 para o dia 22 de abril para observarem um evento muito especial: a “chuva de meteoros Líridas”, que especialmente nesta data ficará mais visível pela ausência da luz da lua, que iniciará a sua fase Nova.

Nas últimas semanas, milhares de pessoas têm postado em suas redes sociais a aquarela que surge no céu ao por do sol, e com base nessa alegria de observar o céu, nasceu a ideia de convidar as pessoas para assistirem juntas, mas cada uma de sua casa, mais um espetáculo da natureza.

O fenômeno acontece quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa nossa atmosfera em alta velocidade, esse fragmento comprime e aquece muito rapidamente o gás atmosférico à sua frente, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ironizado) que brilha como uma lâmpada por um tempo muito curto, de uma fração de segundo a poucos segundos. O nome Lírida vem da proximidade do ponto de origem do meteoro, a constelação LYRA.

O ideal para a observação seria uma noite sem nuvens em um local afastado das luzes da cidade. No Brasil, a melhor região para se observar o fenômeno é na região norte, onde terá uma média de 15,3 meteoros por hora. Em São Paulo, a média será de 9,7.

Compartilhe essa ideia!