Geral Inovação

Zenuity e HPE unem forças para desenvolver carros autônomos da próxima geração

A implantação da nova tecnologia acontecerá entre junho e setembro de 2020. A distribuição inicial ocorrerá na Suécia, com planos de implantação global em um futuro próximo

A Hewlett Packard Enterprise (HPE), empresa global de soluções de TI para o mercado corporativo, foi selecionada pela Zenuity, desenvolvedora líder de software para carros autônomos e assistidos, para fornecer a inteligência artificial e a infraestrutura para computação de alto desempenho (HPC) necessárias para desenvolver sistemas de direção autônoma da próxima geração.

A Zenuity é uma joint venture entre a Volvo Cars (VCC) e a Veoneer, duas empresas suecas que são referência em segurança automotiva. Suas plataformas foram projetadas para oferecer desempenho de classe mundial em direção autônoma, sempre atendendo a rigorosos padrões de segurança do mundo real.

A HPE fornecerá à Zenuity os principais serviços de processamento que permitirão à empresa coletar, armazenar, organizar e analisar os dados que gera globalmente a partir de sua rede de veículos de teste e centros de desenvolvimento de software

A HPE fornecerá à Zenuity os principais serviços de processamento que permitirão à empresa coletar, armazenar, organizar e analisar os dados que gera globalmente a partir de sua rede de veículos de teste e centros de desenvolvimento de software. A infraestrutura de TI, de ponta a ponta, será entregue como serviço através do HPE GreenLake. “Estes são os elementos fundamentais dos carros autônomos do futuro”, disse Dennis Nobelius, CEO da Zenuity.

“A mudança de paradigma dos últimos anos tem sido notável, com veículos autônomos apresentando a maior oportunidade que vimos, em décadas, de revolucionar a indústria automotiva. Para enfrentar esse desafio, otimizar a convergência do HPC, a análise de dados e a inteligência artificial é vital. Além disso, a parceria com a HPE fornecerá à Zenuity a inovação e a flexibilidade necessárias para que a companhia adapte seu poder tecnológico ao próprio crescimento”, afirma Antonio Neri, CEO da HPE.

O serviço completo é alimentado por tecnologias HPC criadas especialmente para esse tipo de desempenho: sistemas HPE Apollo, servidores HPE ProLiant e uma solução Lustre de armazenamento em arquivos de alto desempenho. A HPE Pointnext Services, área de Serviços da HPE, gerenciará a solução, criando um ambiente fácil de usar para os desenvolvedores da Zenuity – os quais poderão, ao mesmo tempo, testar, aprender e validar novas gerações de seu principal software AD.

“Enquanto muitos dos que tentam ser os primeiros no mercado no setor de AD estão avançando no ritmo da implantação, nosso foco é oferecer soluções mais seguras para o mercado. Construir nossa referência em segurança na vida real faz parte desse objetivo e depende de nossa capacidade de fornecer um software stack líder mundial e construído sobre infraestrutura confiável”, conclui Nobelius.