Western Digital anuncia David Goeckeler como novo CEO global

Executivo passa a liderar mundialmente a companhia a partir dessa semana, no lugar de Steve Milligan

A Western Digital anunciou David Goeckeler como novo CEO (Chief Executive Officer) e membro do Conselho Administrativo da Western Digital, efetivo desde 9 de março de 2020. Goeckeler atuou anteriormente como vice-presidente executivo e diretor geral da divisão de Segurança e Redes da Cisco, um negócio de US$ 34 bilhões. O executivo entra como sucessor de Steve Milligan, que já havia anunciado sua aposentadoria.

“David é um líder transformador com um histórico excepcional em liderar negócios cruciais e altamente lucrativos em escala, ao mesmo tempo em que inovou estratégias de negócios de sucesso que se expandiram para novos mercados e geraram novas fontes de receita”, afirmou Matthew Massengill, diretor do Conselho Administrativo.

Steve Milligan permanecerá na companhia em função consultiva até setembro de 2020 para assegurar uma transição gradual

“Sua experiência como engenheiro de software, bem como à frente de grandes projetos de desenvolvimento de semicondutores e a amplitude de sua expertise em tecnologia, perspicácia em negócios aliados ao histórico de construir e operar organizações de classe mundial o tornam a pessoa certa para liderar a Western Digital, em um mundo que está cada vez mais impulsionado por aplicações e dados.”

“A indústria está em um ponto de inflexão no qual clientes de todos os tamanhos, verticais e geografias estão implantando infraestruturas de negócios que são movidas por software, impulsionadas por dados e distribuídas pela nuvem. Esta megatendência alcançou só agora um estágio inicial de adoção e irá trazer uma onda massiva de novas oportunidades”, disse David Goeckeler.

“Neste cenário de TI, o crescimento explosivo de dispositivos conectados vai continuar alimentando uma demanda crescente de acesso à dados. Com franquias de unidades de disco rígido e memórias semicondutoras de larga escala, a Western Digital está fortemente posicionada para capitalizar sobre esta oportunidade emergente e ampliar as fronteiras de inovação em software e hardware físico dentro de uma camada extremamente importante do stack de tecnologia”.

Anteriormente, David Goeckeler foi vice-presidente executivo e diretor geral da divisão de Segurança e Redes da Cisco, franquia que representa mais de US$ 34 bilhões para a companhia. Ele liderou um time global com mais de 25 mil engenheiros e supervisionou as estratégias de rede e segurança e aceleração de mercado da Cisco, incluindo desenvolvimento de operações para o expansivo portfólio de tecnologia e aquisições estratégicas da empresa.

Com 19 anos de empresa, Goeckeler liderou a definição e desenvolvimento do que é amplamente considerado o melhor portfólio de produtos e tecnologias da história da Cisco. Antes de assumir esse cargo, Goeckeler foi o líder da divisão de Negócios de Segurança da Cisco e instrumental na definição da estratégia de segurança focada em ameaças da empresa, na transição do negócio para um modelo de software baseado em receita, retornando a empresa para um patamar de crescimento. Sob sua liderança, o Grupo de Segurança também adquiriu e integrou múltiplas companhias com sucesso, solidificando a posição da Cisco como a maior fornecedora de segurança de TI na indústria.

Goeckeler tem formação em Ciência da Computação e Matemática pela University of Missouri, possui mestrado em Ciência da Computação pela University of Illinois e em Administração de Negócios pela Columbia University e pela University of California, em Berkeley. Ele foi amplamente reconhecido pela sua liderança e excelência operacional. Em 2012, recebeu o prêmio Excelência em Operações de Engenharia da consultoria de negócios Frost and Sullivan.