Renan Mota é co-CEO e founder da CoreBiz

É fato que nós vivíamos em um mundo até 2019 e agora estamos em um planeta que sofreu muitas mudanças depois desse período. O motivo? A covid-19 transformou muitos setores da sociedade. A doença mudou comportamentos, hábitos e, principalmente, as formas de trabalho. Lógico que alguns prejuízos vieram com tudo isso. Muitas empresas acabaram fechando por não aguentar os impactos, mas aquelas que conseguiram se manter vivas tiraram muitas lições. Ou seja, oportunidades também surgiram.

O coronavírus exigiu atitudes, e foram várias. As empresas tiveram que fazer sacrifícios, seja protegendo funcionários, seja aumentando os canais digitais, ou colocando delivery, enfim, precisaram se reinventar. As consequências e a recuperação delas foram diferentes em cada setor. Por exemplo, nos supermercados a demanda aumentou muito, principalmente a digital depois do distanciamento social. À medida que a pandemia foi melhorando, as compras físicas foram retornando e as receitas dos canais digitais também mudaram novamente, mas comprar on-line ainda vai ser algo que o consumidor sempre buscará.

Agora quando falamos da área de vestuários, que não era uma demanda essencial, muitos estabelecimentos ficaram fechados, por isso sofreram uma queda muito mais acentuada na receita, sobretudo quando a covid-19 ainda era novidade. Esse setor só foi se recuperar, ou ainda está nessa fase, depois que a vida começou a voltar ao normal.

A pandemia trouxe uma mensagem para o varejo: a necessidade de investimentos em canais digitais para receber os pedidos e fazer entregas. A demanda vai ser cada vez mais on-line. Estratégias pensadas para promoções vinculadas a um ato de humanidade, como por exemplo, doações para alguma instituição, podem ajudar a marca a ter mais credibilidade. As dificuldades acarretadas pela doença que atingiu o mundo todo vieram para testar a flexibilidade dos negócios.

Uma pesquisa da Digital Commerce 360 trouxe alguns dados sobre problemas enfrentados pelos varejistas. Os atrasos de produtos lideram com 44%, os desafios de gerar confiança no consumidor 42% e a falta de estoque estão no topo da lista. Portanto, investir em tecnologia pode trazer benefícios para enfrentar alguns desses problemas.

Claro que foi um período desafiador para todos nós, como seres humanos e profissionais, mas com toda certeza, no mundo do varejo, aqueles que conseguiram sobreviver às dificuldades impostas pelo coronavírus, que enxergaram os obstáculos como oportunidades já estão ou vão colher bons frutos.