A Universidade Caixa foi uma das instituições que assumiu o desafio de treinar seus engenheiros na avaliação de imóveis utilizando gamificação associada a recursos de realidade virtual

A gamificação é um conceito amplamente utilizado em empresas de tecnologia e trata-se da aplicação de estratégias de jogos, geralmente virtuais, para engajar pessoas e, consequentemente, resolver problemas de forma rápida e eficiente.

Ainda que pouco usado no cenário educacional brasileiro, essa técnica vive um “boom” no exterior. Um estudo da Research and Markets, empresa especializada em pesquisa de mercado, aponta que a gamificação na educação deve movimentar US$ 1,2 bilhão até 2020, com um crescimento médio anual de 66,22% entre 2016 e 2020.

Estudo da Research and Markets, empresa especializada em pesquisa de mercado, aponta que a gamificação na educação deve movimentar US$ 1,2 bilhão até 2020

A Universidade Caixa foi uma das instituições que assumiu o desafio de treinar seus engenheiros na avaliação de imóveis utilizando gamificação associada a recursos de realidade virtual. O objetivo era obter mais assertividade em seus processos, reduzindo tempo, custo e ampliando o engajamento de seus times.

Antes, o treinamento era feito presencialmente, durava, em média, 13 dias, e exigia alto investimento. Em parceria com a LG lugar de gente, foi desenvolvido um game personalizado, que insere o engenheiro “dentro do imóvel”. Nesse ambiente virtual, é possível circular pelo espaço, ter uma visão 360° do local e identificar problemas estruturais para determinar o quanto essa propriedade custa.

Além da redução de tempo dos profissionais nos treinamentos, a instituição também conseguiu diminuir custos, passando de R$ 50.400,00 para R$ 2.400,00 por turma de 20 colaboradores.

Com a iniciativa, a Universidade Caixa recebeu o troféu Ouro na categoria Inovação entre as melhores universidades corporativas do mundo. A premiação foi concedida pela Global Council of Corporate Universities (GlobalCCU). A instituição pretende lançar essa avaliação em Realidade Virtual para os clientes do segmento imobiliário.