Alexandre Tili é o CEO da OUTMarketing Brasil
Falar sobre transformação digital é algo que estamos habituados aqui na empresa, antes mesmo deste hype (e necessidade) que surgiu pós 2020. Este é um tema difícil de se ignorar quando se é especialista em marketing e vendas para empresas de tecnologia da informação e B2B e quando temos um negócio que atua com grande foco no ambiente digital.
O tema transformação digital deveria estar na pauta de todos os profissionais que atuam nas áreas de marketing e vendas das empresas, mas será que realmente todos os profissionais entendem o impacto da inovação e da tecnologia em suas rotinas? E se entendem, será que aplicam?
De acordo com a Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de transformação digital será de USD 1,70 bilhão em 2024, e chegará a USD 4,46 bilhões de dólares em 2029. Este grande crescimento é consequência da adoção constante de tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, Big Data, CRM, ERPs e Cloud Computing em diversos setores.
Profissionais da área de marketing atuam e conhecem o potencial das ferramentas digitais há anos. A maioria se esforça para acompanhar as tendências e adota novos recursos com muito mais agilidade do que colegas de outras áreas. Porém, nos últimos tempos, tudo tem evoluído ainda mais rápido e nem sempre os profissionais conseguem acompanhar.
Enquanto estamos nos adaptando a uma nova tecnologia ou plataforma, outras mais avançadas já surgiram, prometendo análises de dados mais inteligentes, processos mais ágeis e resultados acima da média. Quantas vezes conversamos com parceiros de negócio, ou colegas de trabalho, sobre alguma tecnologia e eles nos trazem alguma novidade, algo que nunca ouvimos falar?
Este cenário chama a atenção para a necessidade de adaptação do profissional de marketing e vendas. Antes, tínhamos mais tempo para fazer mapeamento do mercado, criar grupos de estudo e alinhar estratégias com uma certa calma (lembrando que calma não significa lentidão). Agora, a transformação digital não só acelera o fluxo e a rotina do profissional, como torna a jornada do cliente cada vez mais complexa e não linear.
Com este novo perfil de comprador, que cada vez mais controla o processo de compra, as empresas precisam de tecnologia para adaptar seus processos e garantir que a estratégia de marketing e vendas seja flexível para atender o novo perfil de consumidor.
A transformação está no DNA do marketing
Ao longo dos anos, percebi que o marketing é tão dinâmico que às vezes assusta. Quem decide trabalhar na área — e se destacar — não pode demorar a perceber isso, ou perderá avanços que poderiam mudar o destino de suas ações e do seu crescimento profissional.
A transformação está no DNA do marketing, mas isso não significa que devemos nos entregar à ansiedade de aplicar tudo de novo que surge a todo instante. O que nós precisamos é identificar as alterações mais profundas e que realmente ajustarão o futuro do que conhecemos como marketing. É uma missão complexa; eu concordo. Porém, essa visão para a inovação que interessa é fundamental para os profissionais de marketing que querem liderar e se destacarem na era digital.
Não estamos falando de mudanças isoladas, visto que esses recursos atuam em várias etapas da operação. Mais do que isso, promovem verdadeiras revoluções na forma como atraímos, atendemos, vendemos e nos relacionamos com nossos clientes. É uma mudança cultural, que exige espírito de inovação contínua, experimentação, humildade e garra para aprender com o fracasso. Afinal, o marketing é isso: a constante busca por entender e se conectar com o público, que está cada vez mais complexo e exigente.
Abraçando a transformação digital no marketing
Se a transformação digital está alterando o mercado, os profissionais de marketing precisam abraçar as oportunidades que ela traz. Isso envolve muito mais do que priorizar canais e mídias digitais, mas repensar muitas coisas.
Está na hora de adotar uma postura de personalização, sempre orientada por dados e com o apoio de tecnologias, as Martech (tecnologias para marketing e vendas) que estão presentes em muitas áreas de marketing e vendas. Além disso, precisamos nos esforçar de forma genuína para merecer o engajamento do cliente e investir em estratégias de conteúdo que realmente eduquem, que não sejam focadas apenas em leads e que aproveitem o potencial de tecnologias de ponta.
O foco é ser mais eficiente, produtivo e estratégico. Usar os recursos da forma certa para obter insights sobre o comportamento do cliente, adaptar as mensagens com assertividade e criar experiências memoráveis em toda a jornada do cliente. Ser interessante sempre foi mais importante do que ser interesseiro.
Ao ter o seu negócio com foco no real interesse do cliente, entenda que os próprios canais de marketing estão em evolução e a tecnologia está aí para ajudar. Você precisará entender o propósito de cada um, investir em boas ferramentas de marketing e CRM, ter informações em tempo real para entender o comportamento do seu comprador, conhecer seu público muito bem para, então, conseguir se conectar com quem realmente importa e entender de vez que a jornada de compra não é linear.
Os líderes têm o grande desafio de escolher o caminho a seguir, de otimizar os canais e estratégias para atingirem os objetivos do negócio e encantarem seus potenciais clientes. Neste ponto, é evidente que estar integrado à tecnologia e à transformação digital fará toda a diferença.
A automação não é fim. É meio!
Como liderar toda essa transformação de forma manual? Eu respondo: é impossível. Ainda assim, muitas empresas e equipes operam com um nível muito baixo de automação de marketing e vendas e perdem tempo com tarefas que a tecnologia poderia executar de forma muito mais precisa e ágil.
De acordo com uma pesquisa da RD Station, quando empresas investem em uma estratégia de CRM, há possibilidade de aumento de 30% nas vendas. Este é um número considerável e deveria ser, por si só, um motivador para todas as empresas fazerem a transformação digital nas áreas de marketing e vendas.
Precisamos monitorar o comportamento do cliente e nossas ações para garantir uma estratégia eficaz. Sem boas ferramentas de automação ao nosso lado, essa é uma missão muito complexa, repleta de riscos e perdas de oportunidades.
Entenda que a automação não coloca o marketing e vendas no piloto automático. Ela apenas cuida de processos repetitivos e meramente operacionais para que sua equipe tenha o tempo e os dados necessários para pensar, criar, otimizar e surpreender o cliente.
No contexto atual, não dá para gerenciar uma estratégia de marketing digital e vendas com planilhas e mecanismos manuais. Precisamos avançar para o próximo nível e transformar nossa mentalidade para dar vida ao nosso DNA de inovação. É isso que os novos tempos demandam de nós; é isso que nosso cliente realmente espera da nossa marca.