Chamada de Woven City, espaço será construído na base do Monte Fuji, no Japão, e receberá um ecossistema totalmente conectado que funcionará à base de hidrogênio

A Toyota anunciou que construirá uma cidade inteligente em um terreno de 175 acres na base do Monte Fuji, no Japão. A informação foi dada por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, durante a apresentação da marca na CES 2020 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas Valley, Nevada (EUA) – principal evento de tecnologia e inovação do mundo.

Chamada de Woven City (cidade entrelaçada), o espaço receberá um ecossistema totalmente conectado que funcionará à base de hidrogênio. Desenhada como um “laboratório vivo”, Woven City terá uma população composta de residentes e pesquisadores, e poderá testar e desenvolver tecnologias como autônomas, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial em um ambiente único e em tempo real.

A ideia é começar com 2 mil pessoas e aumentar a população conforme o andamento do projeto, cuja inauguração está prevista para início de 2021

“Construir uma cidade completa, mesmo em uma escala menor como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias para o futuro, incluindo um sistema operacional digital focado na infraestrutura urbana. Com pessoas, construções, e veículos todos conectados e se comunicando entre si por meio de dados e sensores, com os quais seremos capazes de testar a Inteligência Artificial nos domínios físico e virtual, maximizando seu potencial”, afirmou o presidente da Toyota Motor Corporation.

A Toyota fará um convite aberto colaborativo para outros parceiros comerciais e acadêmicos, e chamará pesquisadores e cientistas de todo o mundo para que esses profissionais possam trabalhar em seus projetos nessa incubadora do mundo real.

“Serão bem-vindos todos aqueles que se sintam motivados a melhorar a maneira que vivemos, aproveitando esse ecossistema de pesquisa único e nos acompanhar em nossa jornada para criar uma vida melhor para todos”, declarou o executivo.

Para o design da Woven City, a Toyota chamou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, CEO do Bjarke Ingels Group (BIG). A equipe dele foi responsável pelo design de vários projetos de alto padrão, incluindo o 2 World Trade Center (Nova York), a Casa do Lego (Dinamarca), o Google’s Mountain View e a sede do Google em Londres.

“Uma infinidade de tecnologias está mudando radicalmente como nós vivemos e nos locomovemos nas cidades. Soluções de mobilidade conectadas, autônomas, sem emissão de carbono e compartilhadas abrirão um leque de novas formas de vida urbana. Com a quantidade de tecnologias e indústrias da Toyota com as quais tivemos acesso e pudemos colaborar, acreditamos que temos uma chance única para explorar novas formas de urbanidade com a Woven City, que podem oferecer caminhos para outros projetos similares”, declarou Ingels.

Design da cidade

A planta da cidade inclui divisões de vias em três tipos: só para veículos rápidos; para veículos mais lentos, mobilidade pessoal e pedestres; e uma pista arborizada apenas para pedestres. Esses três tipos de via se entrelaçam para formar uma planta octagonal orgânica que vai acelerar os testes de autonomia a serem realizados no ambiente.

A cidade é planejada para ser totalmente sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa, para reduzir a pegada de carbono do ecossistema, e construções típicas do País combinadas com métodos de produção robotizados. Os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos que gerarão energia solar, além da energia produzida pelas células de hidrogênio. A Toyota incluirá ambientes a céu aberto em diversas partes da cidade, com vegetação nativa e hidroponia.

Os residentes terão acesso à tecnologia de ponta, como robótica in-home, para ajudá-los no dia a dia. As casas usarão IA baseada em sensores para verificar a saúde dos moradores, tomar conta das necessidades básicas deles e melhorar suas vidas, criando uma oportunidade para utilizar tecnologias conectadas com integridade e confiança.

Para o deslocamento dos moradores pela cidade, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono serão permitidos nas vias principais. Os Toyota e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas, inclusive para varejo móvel.

Os parques, central e locais, e o centro comercial foram desenhados para unir a comunidade que vive ali. A Toyota acredita que encorajar conexões humanas será um aspecto igualmente importante nesta experiência. A empresa quer que seus colaboradores e suas famílias, casais aposentados, comerciantes, pesquisadores e parceiros venham morar na Woven City com vista para o Monte Fuji.