A solução Tlantic Workforce Management já gerencia automaticamente os horários dos mais de 4 mil colaboradores da Panvel e inova a gestão de pessoas e a cultura interna da empresa.

O processo de transformação da loja, por meio da digitalização, engloba cada vez mais o setor de Recursos Humanos. Nunca foi tão importante somar a eficiência operacional a uma melhor oferta de serviços e atendimento ao cliente e, ainda, garantir melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Em resposta a este desafio, a Tlantic tornou-se a empresa responsável pela automação dos processos de gestão de pessoas das lojas Panvel, do Grupo Dimed. A solução Tlantic Workforce Management zera o risco de não cumprimento das regras no trabalho, além de minimizar as faltas dos colaboradores, os custos relacionados ao trabalhador e o tempo de gestão da loja.

A pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. De forma resumida, isto é o que a solução de gestão de escalas da Tlantic garante aos varejistas, por meio de algoritmos que estimam as necessidades de trabalho, planejam e geram as escalas com base em dados reais de cada loja, que podem ser integrados para um mesmo cockpit, que promove uma visão 360 graus do negócio.

“Escolhemos o Tlantic Workforce Management por seus métodos de previsão de vendas e atividade para o cálculo e manutenção do quadro ideal por loja, desde o planejamento de escalas, a gestão do tempo e assiduidade em loja, explica Tatiana Alves Jardim, Gerente de Administração de Pessoal, SESMT e Meio Ambiente da Panvel.

O Grupo Dimed é um dos clientes pioneiros da Tlantic no uso da versão móvel do Tlantic Workforce Management. O MyTWFM promove a autonomia do colaborador e do gestor na realização das tarefas de planejamento e gestão de horários e faz com que, tanto o gestor quanto os colaboradores, tenham acesso às informações como aprovação de horários, gestão de trocas e ajustes e gestão de registros, na palma da mão. Ainda do lado do gestor, ele consegue ter a visão completa de cada loja, prever picos de horários e gerir mudanças em tempo real, por meio do dispositivo móvel.

Para além do foco principal na gestão de pessoas, a solução ainda traz mais vantagens e dados estratégicos ao varejista.

“Há uma característica do Tlantic Workforce Management que a nossa área de Operações trabalha como uma externalidade da ferramenta, que é o algoritmo de previsão de vendas da solução, que é muito bom”, afirma Antônio Napp, Diretor Financeiro e de RI do Grupo Dimed.

“O algoritmo é uma das coisas que brilhou aos nossos olhos, além da gestão da escala, a qual nunca conseguimos encontrar em outra solução de mercado, algo que nos ajudasse nas projeções diárias, loja a loja. Desde os primeiros testes, o algoritmo da solução capturou muito bem cada loja. Em nossa área de BI, estamos extraindo a informação apenas das vendas para inserir nos nossos indicadores, como complemento, por exemplo”, completa.

O projeto de implementação do Tlantic Workforce Management está em fase de roll out para finalização em todas as lojas da rede de farmácias Panvel, com previsão para finalização ainda no mês de julho. A operação de gestão da mudança, muito conhecida por profissionais de RH, a qual refere-se à adaptação das equipes com o uso da nova ferramenta, acontece em paralelo à implementação técnica da solução e tem garantido a eficácia do processo e aceitação dos colaboradores.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto dentro da Panvel, ao passo em que a solução passa a ser utilizada, a aceitação positiva dos colaboradores e as melhorias analisadas já são uma realidade.

“Estamos muito felizes em termos o Grupo Dimed como nosso parceiro de negócios. Implementar mais um processo de inovação tecnológica que irá mudar positivamente toda uma cultura interna, aprimorando a vida das pessoas da Dimed, sejam colaboradores ou clientes, é um dos fatores que nos deixam mais satisfeitos. Temos a certeza de que este marco da mudança na gestão de pessoas das lojas da Panvel será uma mais valia para todo o processo de gestão da empresa”, explica Marcelo Tupan, COO da Tlantic.