Iniciativa avalia a possibilidade de adotar plataformas 5G nativas em nuvem em uma ampla gama de opções de infraestruturas de redes públicas e privadas

 

A Telefônica anuncia que validou o AWS Outposts como uma opção de infraestrutura eficaz para a Vivo Brasil implantar a tecnologia 5G Core necessária para oferecer serviços 5G standalone em suas operações.

Como parte de seus programas de 5G e de transformação operacional, a Telefónica está impulsionando globalmente a introdução de plataformas 5G autônomas (standalone – SA) nativas em nuvem em suas principais operações, a fim de melhorar a automação e gerar novas receitas.

A Vivo adotou uma abordagem de vários fornecedores para essa prova de conceito, em colaboração com a Mavenir, Nokia e Oracle

Este marco oferece à Vivo um caminho potencial para construir sua rede 5G no país com agilidade e introduzir novos processos de negócios, como integração contínua, implantação contínua e teste contínuo (CI / CD / CT), melhorando a gestão do ciclo de vida do software por meio de automação. Esse movimento também permite novos casos de uso baseados em acesso 5G, como controle de drones ou gerenciamento de manutenção remota, entre outros.

A opção de utilizar um software 5G Core nativo em nuvem para construir a rede da Telefónica teria como resultado agilidade, elasticidade e capacidade de escalar rapidamente, o que também melhoraria o tempo de lançamento desta inovação no mercado.

A Vivo adotou uma abordagem de vários fornecedores para essa prova de conceito, em colaboração com a Mavenir, Nokia e Oracle, que forneceram as funções de rede do 5G SA Core. A seleção das funções de rede foi feita para cobrir tanto o plano de controle quanto o plano de usuários, testando posteriormente ambos os tipos de cargas de trabalho.

Os recursos nativos de nuvem do núcleo 5G SA facilitaram a integração e a instanciação de funções de rede virtual na infraestrutura AWS. A execução desses recursos demonstrou sua correta funcionalidade tanto na Região AWS South America (São Paulo) quanto nos data centers da Telefônica (on-premises), por meio do AWS Outposts.

O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que oferece a mesma infraestrutura, serviços, APIs e ferramentas da nuvem AWS para praticamente qualquer instalação on-premises.

O sistema end-to-end foi validado usando componentes-chave da arquitetura CI / CD / CT da Telefónica, em particular por uso da solução de testes da Spirent Communications e do suporte de seu parceiro regional Netmetrix.

Sendo executada simultaneamente na Região AWS South America (São Paulo) e no AWS Outposts, a solução Landslide Core Network Testing da Spirent foi capaz de verificar ambas funcionalidades, do plano de controle e dos testes de alta carga para validação de desempenho do plano de usuários. Como resultado, a Telefônica Vivo comprovou que o AWS Outposts pode ser uma opção viável para a implantação 5G Standalone Core.

“Graças a este projeto, a Telefónica atingiu um marco claro em seus planos de 5G no Brasil e também em sua estratégia de implantação no grupo. O modelo provou que as plataformas  nativas em nuvem 5G permitem a utilização de uma ampla gama de opções de infraestruturas de redes públicas e privadas”, afirma Cayetano Carbajo, diretor de Núcleo, Plataformas de Serviços e Transporte, e CTIO da Telefônica.

“Estamos entusiasmados que a Telefônica Vivo validou o AWS Outposts como uma de suas melhores opções para implantar sua rede 5G Core”, comenta Fabio Cerone, diretor de Telecomunicações da Amazon Web Services para EMEA.

“Com a opção de construir seu 5G Core na AWS, a Telefónica abre caminhos para alavancar a amplitude e profundidade de nossos serviços em nuvem em seus ambientes on-premises. Com a AWS, a Telefónica pode automatizar totalmente sua rede e dimensionar e alocar dinamicamente sua capacidade para atender às necessidades de seus clientes, sejam eles empresas ou consumidores finais”, finaliza.