As previsões apontam que a adoção convencional de tecnologias disruptivas em 2020 finalmente verá as tecnologias de dados, automação e Internet das Coisas (IoT) se unirem para criar cidades e sociedades conectadas

A NTT, empresa global de serviços de tecnologia, anunciou suas previsões de tecnologia Future Disrupted: 2020. Elas se baseiam nas tendências mais críticas que as empresas precisam conhecer no próximo ano e nas etapas necessárias para enfrentá-las. Resultado obtido a partir das principais informações de seus especialistas em tecnologia, a empresa descreve as tendências que moldarão o cenário de negócios tecnológicos ao longo de 2020 em seis áreas principais: Tecnologias Disruptivas, Cibersegurança, Local de Trabalho, Infraestrutura, Negócios e Serviços de Tecnologia.

O CTO da NTT Ltd., Ettienne Reinecke, prevê que a adoção convencional de tecnologias disruptivas em 2020 finalmente verá as tecnologias de dados, automação e Internet das Coisas (IoT) se unirem para criar cidades e sociedades conectadas.

Dados, IA e design seguro estarão no centro desse movimento, permitindo aos dispositivos conversar entre si e a agir com base nessas informações sem intervenção humana

Segundo a companhia, 2020 finalmente reunirá todos os termos mencionados da década passada, com certo exagero, para criar ambientes completamente conectados, capazes de construir cidades, ambientes de trabalho e negócios mais inteligentes – e de forma segura. Dados, IA e design seguro estarão no centro desse movimento, permitindo aos dispositivos conversar entre si e a agir com base nessas informações sem intervenção humana. Cidades inteligentes e IoT se tornarão regra à medida que melhorarem a produtividade, o crescimento e a inovação em regiões inteiras.

A NTT Ltd. é uma empresa recém-formada que reúne 40.000 pessoas de 31 marcas – incluindo NTT Communications, Dimension Data e NTT Security – para atender 10.000 clientes de todo o mundo. A Dimension Data começou a operar como parte do Grupo em 1 de outubro de 2019. Usando as informações coletadas de sua base global de clientes, a NTT Ltd. é capaz de entender melhor o futuro e moldar as soluções de tecnologia inteligente mais eficazes para seus clientes. The Future Disrupted: 2020 Technology Trends analisa a maneira como as empresas precisam se preparar para o amanhã.

“No Brasil, conversamos sobre nuvem, dados, IA e segurança há alguns anos. Costumamos falar sobre essas tecnologias como se estivessem operando de maneira diferente, mas em 2020 veremos uma grande mudança. Nos próximos 12 meses, as empresas brasileiras estarão procurando soluções completas de ponta a ponta, beneficiando-se de tecnologias que tornam seus ambientes totalmente conectados e impactam significativamente o mundo em que vivemos”, comenta Augusto Panachão, diretor de Soluções e Tecnologia da NTT no Brasil.

“Veremos a maioria das cidades e sociedades começando a seguir os passos de cidades como Las Vegas, que se tornou inteligente à medida que compartilha dados por meio de vídeo e áudio. Com uma infraestrutura segura de tecnologia IoT, criou-se um ambiente mais seguro para viver, melhorando a qualidade de vida e, também, salvando vidas “.

As previsões foram compiladas por especialistas da NTT, que identificaram as principais tendências para os próximos 12 meses, assim como as tecnologias disruptivas que podemos esperar para o futuro – e as medidas que as empresas devem adotar em 2020 para tirar o máximo de proveito delas.

Ettienne Reinecke, CTO da NTT, acrescentou: “A tecnologia está avançando muito rapidamente, e esse ainda é o ritmo mais lento que veremos. Também está claro que nunca tivemos tanta tecnologia à nossa disposição – ferramentas que podemos usar para responder perguntas e resolver problemas em nossas sociedades, negócios e comunidades. Há uma enorme oportunidade de usar todo e qualquer recurso tecnológico para incentivar a inovação em todos os campos e transformar nosso futuro num mundo melhor. ”

Algumas das tecnologias disruptivas das previsões incluem:

1. Digital Twinning: com a quantidade suficiente de dados, será possível modelar o comportamento e entender padrões e chegar a conclusões mais precisas, mais rápidas e a um custo muito menor.

2. Criação de confiança por meio de interações digitais: agora que a IA evoluiu, podemos deixar de ser puramente transacionais para ter um outro tipo de relação com os clientes, aplicando regras que trazem mais empatia a essa interação e conquiste sua confiança.

3. Espaços ‘phygital’ imersivos e responsivos, onde o mundo físico se mistura ao digital em qualquer espaço – em uma sala de reuniões, escritório, loja, sala VIP de um estádio – e conecte a uma série de tecnologias que transforme-o em um ambiente virtual, capaz de criar qualquer tipo de experiências.

4. Edifícios inteligentes usarão a IoT para melhorar a vida de seus hóspedes – ajustando automaticamente a temperatura ideal ou indicando a iluminação correta para cada hora do dia – além de torná-lo mais sustentável também.

5. “Carteiras de dados”, disponibilizando os dados nas mãos da pessoa que os possui, tornando-os completamente seguros. Ninguém poderá acessá-los sem certas permissões e, se o usuário estiver ameaçado, pode bloqueá-los.