Não é segredo que o processo de transformação digital se acelerou em todos os setores e isso tem provocado uma mudança expressiva nas relações de trabalho. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 2020 e 2030, cerca de um bilhão de empregos sofrerão algum tipo de alteração devido a esse processo. Pensando nisso, o ecossistema de inovação tem se movimentado muito e desenvolvido ações que vão ajudar os novos profissionais a terem lugar no mercado de trabalho. São essas:

Quantum: edtech focada em desenvolver crianças e jovens, por meio de metodologia própria que traz temas voltados ao empreendedorismo, tecnologias e Soft Skills para o dia-a-dia de crianças de 7 a 12 anos despertando o interesse para as áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) dentro de cursos de robótica, programação, desenvolvimento de games e carreiras digitais;

Rocket Mentoring School: escola brasileira com atuação internacional dedicada à formação e certificação de mentores. O objetivo da empresa é capacitar os profissionais do futuro, desenvolvendo áreas de gestão, liderança e inteligência emocional; e ressignificar o papel de executivos com mais experiência num processo de construção de uma rede global de compartilhamento de conhecimento por meio de mentorias;

Colorkrew: empresa japonesa de tecnologia e inovação que descomplica a gestão de objetivos, ativos e recursos e, há 23 anos, se dedica a agregar mais valor na gestão do ambiente de trabalho e nos resultados produzidos.

Com 130 funcionários de 12 nacionalidades distintas, a Colorkrew preza por times auto gerenciáveis e um ambiente disruptivo, tendo o colaborador como protagonista principal e ativo ao desenvolver soluções para a gestão dos escritórios em modelo home office ou ainda na volta gradual aos escritórios em modelo híbrido.

A startup tem uma cultura de incentivo a viagens internacionais entre os colaboradores financiados pela própria empresa, priorizando não apenas o lazer e o descanso dos funcionários, como também a capacitação por meio de testes de proficiência com possibilidade de aumentos salariais ou promoções.

BossaBox: A startup é referência em squads-a-service no Brasil e tem como principal fundamento a cultura de inovação e visa disseminar conceitos como Economia da Paixão e Futuro do Trabalho.

A empresa acredita que o poder de transformar o mundo está nas mãos das pessoas e, por isso, tem como missão o empoderamento de profissionais. Por meio desse modelo inovador, a empresa monta e fornece equipes de tecnologia – os chamados “squads” – sob demanda e de forma ágil para empresas que precisam desenvolver produtos digitais e acelerar seu processo de transformação digital.

Sputnik: Fundada em 2014 e parte do Grupo Perestroika, a Sputnik é uma das maiores escolas corporativas do Brasil e leva às empresas conteúdos relevantes de maneira original e disruptiva. Seus serviços carregam conceitos, ferramentas e reflexões alinhados a valores contemporâneos, e podem ser explorados por meio de palestras, cursos, experiências presenciais e online.