A Gryfo, startup brasileira de Inteligência Artificial (IA) para segurança, desenvolveu uma solução capaz de agregar funcionalidades que contribuem tanto para a seguridade dos estabelecimentos, quanto para a tomada de decisões mais assertivas.

A ‘Gryfo Varejo’ foi pensada principalmente para varejistas, que cada vez mais precisam facilitar sua gestão diária dos negócios e compreender via dados robustos a forma que seus funcionários e clientes se comportam. Os relatórios da ferramenta são gerados de acordo com a demanda, e enviados por Push Notification ou e-mail. Sendo assim, permite ao gestor acompanhamento em tempo real, garantindo o rápido reconhecimento de problemas e a gestão eficaz dos mesmos.

“Nosso principal objetivo no desenvolvimento desse produto foi dar o máximo de informações possíveis para o gestor do estabelecimento sanar gargalos no atendimento, pois com a solução é possível checar o fluxo de clientes, se há alguém sem atendimento e suas reações, demora na fila e até mesmo se algum funcionário não está tendo o nível de engajamento necessário”, comenta Victor Gomes, CEO da Gryfo.

Além dessas funcionalidades, a ferramenta permite entender melhor a logística do estabelecimento. “É possível captar o mapa de calor, para averiguar os setores mais e menos visitados, possibilitando a remodelagem de produtos e gôndolas e a melhora na circulação. Todas essas ações impactam diretamente nas vendas”, complementa.

As câmeras de segurança do próprio estabelecimento, em conjunto com a solução, são capazes de gerar dados analíticos como fluxo de pessoas e o nível de satisfação dos clientes, que tornam o gerenciamento muito mais inteligente e seguro, devido ao alto percentual de acerto da solução que chega a 99,8%.

“A Gryfo Varejo é compatível com todas as câmeras/dvr. Trabalhamos para que todos os nossos sistemas tenham muita flexibilidade, facilitando a instalação e tornando-a escalável, o que impacta diretamente em nosso preço final. Outro diferencial é nossa precisão – desenvolvida e treinada via Deep Learning – para que saiba detectar apenas os movimentos reais de pessoas, e não outros tipos de movimento”, finaliza Victor.