Smiles conta com recursos da Dynatrace

Empresa investe na observabilidade inteligente dos ambientes tecnológicos aumentando a disponibilidade de soluções e análise em tempo real da performance

A Dynatrace, líder em Inteligência de Software, anuncia que a Smiles está utilizando sua solução de inteligência de software para otimizar cada vez mais a experiência digital de seus clientes e times de negócio. Por meio dos recursos de observabilidade avançada da Dynatrace®, a Smiles hoje conta com gerenciamento unificado de todo seu ecossistema tecnológico e análise em tempo real da performance de suas aplicações. Como resultado, a empresa pôde aumentar a disponibilidade de seus serviços e ampliar a visão sobre a jornada de seus consumidores, posicionando o uso da tecnologia como um fator efetivamente estratégico aos negócios da operação.

“A Smiles é uma plataforma de viagens 100% digital, que usa a tecnologia para conversar e atender seus clientes. Nesse contexto, poder contar com a Dynatrace tem sido fundamental para nos ajudar a aumentar a disponibilidade de nossas soluções, ao mesmo tempo em que diminuímos a complexidade enfrentada por nosso time de TI. Com essa parceria, ganhamos inteligência para acompanhar as diferentes camadas e ferramentas presentes em nossas redes e ampliamos nossa capacidade de inovação para atender as demandas de experiência dos usuários”, diz Luiz Borrego, CIO da companhia.

De acordo com o executivo, a adoção da plataforma de inteligência de software da Dynatrace teve como objetivo simplificar a análise e gestão dos recursos de tecnologia dentro da organização, reforçando o posicionamento da área de TI como um parceiro estratégico para os negócios como um todo.

“Nosso grande desafio sempre foi encontrar formas de reduzir a complexidade dos ambientes digitais, traduzindo todas as informações e alertas disponíveis em conhecimento para tomar decisões mais rápidas e assertivas”, destaca o CIO. “Hoje, a Dynatrace nos traz essa capacidade, ao permitir a observabilidade completa das aplicações e, mais do que isso, ao oferecer a oportunidade de transformar indicadores e dashboards isolados em insights unificados e pensados para auxiliar os negócios de nossa companhia.”

Robson Agostini, Gerente de TI – Arquitetura, Infraestrutura e Cibersegurança da Smiles, destaca que as vantagens trazidas pela adoção de recursos de observabilidade avançada vão além da capacidade de gerenciamento das redes. “A Dynatrace tem nos permitido ser muito mais eficientes. A capacidade de correlacionar informações de diferentes fontes e formatos, acrescida de Inteligência Artificial e outras tecnologias, nos permite ser capazes de agir de forma muito mais proativa e inteligente em nossas tomadas de decisão”, observa.

“Outro ponto a ser ressaltado é o recurso que permite que respostas a incidentes possam ser feitas de maneira totalmente automatizada, praticamente sem interação humana. Isso agiliza e aumenta a eficiência operacional do negócio”, afirma o executivo, lembrando dos recursos de Self-Healing disponíveis na plataforma da Dynatrace.

“Quando falamos em observabilidade, estamos falando em algo muito maior do que simplesmente monitorar a performance da rede. Para nós, observability é justamente ir além dessa capacidade de acompanhar os processos, permitindo que as organizações tenham real inteligência para que os times de TI possam entender toda e qualquer interação nos sistemas e, além disso, compreender como podem garantir a mais alta performance de suas aplicações”, explica Roberto de Carvalho, Vice-Presidente Regional para a América do Sul, da Dynatrace Brasil.

Carvalho ressalta, ainda, que a orquestração promovida pela plataforma Dynatrace ajuda a alavancar, entre outros ganhos, as ações de desenvolvimento de negócios, unindo tecnologia e operações dentro de um único e completo dashboard.

“Ser capaz de entender a complexidade dos ambientes de tecnologia para potencializar e melhorar a experiência dos clientes é algo vital para qualquer empresa. Essa é a grande oportunidade que buscamos oferecer a partir de nossa a plataforma de inteligência de software Dynatrace®. Estamos certos de que, em um mundo altamente conectado e centrado na usabilidade, oferecer respostas mais simples, práticas e rápidas é uma vantagem da qual as empresas não podem abrir mão para estarem, de fato, prontas para o futuro.”

“Com a inteligência da Dynatrace, estamos conseguindo deixar o “tecniquês” de lado para falar com nossos usuários e clientes sobre negócios. Esse é o grande resultado que temos. Queremos dar sequência a essa parceria, entendendo de forma cada vez mais profunda o que importa para nossos consumidores e expandindo essa camada estratégica para o que a área de TI pode oferecer. Tenho certeza de que esse é o futuro”, acrescenta Borrego.