Com apoio da Simpress, companhia adota solução para vender pela internet ou via aplicativo no celular e a impressão do bilhete ser feita no totem de autoatendimento

 

Atenta as tendências do mercado de autoatendimento, a Viação Piracicabana, companhia brasileira de transportes de passageiros, contou com a ajuda da Simpress, para ampliar a oferta desse serviço aos seus clientes. O objetivo da empresa era tornar ainda mais ágil e eficiente o processo de compra de passagens de ônibus pelos usuários.

Além da locação, a Simpress é responsável por toda a gestão e manutenção dos totens. O projeto teve início no final de 2019, com a instalação dos primeiros terminais, ainda antes da pandemia. A companhia já possui dez equipamentos instalados nas rodoviárias de São Paulo (Jabaquara), Osasco, Praia Grande, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.

Gerenciamento dos dispositivos do parque de TI é realizado por meio da plataforma Simpress UX

Com isso, a compra do bilhete pode ser realizada pela internet ou via aplicativo no celular e a impressão pode ocorrer diretamente no totem de autoatendimento, minutos antes do embarque, apenas com o número do pedido.

“A infraestrutura oferecida para a Viação Piracicabana conta com backup, manutenção, logística reversa e atendimento em todo Brasil. Além de ter mais autonomia, melhorar a experiência do passageiro e redução nos custos operacionais”, explica Paulo Alouche, Diretor Comercial da Simpress.

A parceria entre a Viação Piracicabana e a Simpress teve início em 2016 com o outsourcing de impressão, quando cerca de 50 empresas do grupo aderiram ao modelo. A implantação ocorreu nos escritórios, nas garagens, nos guichês e nas agências. Atualmente, são quase 300 equipamentos pelo Brasil.

Com um único fornecedor, o gerenciamento dos dispositivos do parque de TI da empresa é realizado por meio da plataforma Simpress UX (User Experience), que utiliza tecnologias de ponta no atendimento aos clientes, como chatbots, machine learning, entre outros.

“Tiramos as impressoras próprias e investimos no outsourcing. Hoje, temos todo o nosso parque nesse modelo. Queríamos terceirizar toda a gestão desses equipamentos, que necessitam de gerenciamento e manutenção, para que estejam 100% disponíveis.  Agora adotamos o mesmo modelo para os totens, que oferecem mais conforto e dão autonomia para os passageiros, que não precisam mais esperar na fila para conseguir comprar passagem ou imprimir comprovantes. Isso tornou o nosso dia a dia mais simples e dos nossos clientes também”, finaliza Gabriel Manzzaro, Analista de Suporte da Viação Piracicabana.