Setor de TI de Maringá mira mercado latino-americano

Geral Negócios

Fruto do projeto Maringá ITx – uma parceria da Software by Maringá com a Softex – empresários viajaram ao Paraguai para promover soluções desenvolvidas na região

Empresários de Maringá e região estiveram com o Ministro da Secretaria Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (SENATICs) do Paraguai, Miguel Martin, em reunião para apresentar o projeto Maringá ITx. O programa é executado pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) em parceria com a Software by Maringá, entidade que reúne mais de 100 empresas de TI e startups e que atua como agente da Softex na região.

O objetivo do projeto é gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para empresas de software de Maringá e região e fortalecer a imagem de competência da indústria nacional de software e serviços de TI são os objetivos do programa Maringá ITx.

A exemplo de Maringá, a cidade de Londrina – PR também participa do programa de internacionalização de suas empresas de software em parceria com a Softex

No Paraguai a comitiva do programa Maringá ITx Maringá participou de várias reuniões com empresários da América Latina interessados nos produtos e soluções de Maringá e região. As empresas que participaram desta primeira investida latino-americana serão: ADP Web, Atak Sistemas e SENEMIG.

Guilherme Amorim, executivo da Softex conta que “em 2018, foi firmado um acordo inovador dentro das ações de fomento internacional do Projeto Setorial Brasil IT+. Cerca de 25 empresas de Maringá, foram submetidas a um processo de maturidade internacional, liderado pela Software by Maringá e a Softex”.

As 10 empresas mais bem colocadas, receberam uma série de atividades de apoio a internacionalização, como a participação em feiras internacionais de alto nível de conteúdo e interações, treinamento de Go to Market e a participação em missões comerciais. Esta última, ocorreu em duas ocasiões e mercados, em outubro na Colômbia e agora no Paraguai. No evento organizado em Assunção, foram feitas reuniões pontuais e assertivas com prospects pré-identificados e qualificados, dando assim maior sinergia e possibilidade de sucesso.

“Dessa forma, esperamos que a missão traga não apenas, experiência no trâmite de negociações internacionais às empresas, mas também resultados tangíveis em vendas de software de origem brasileira, a outros mercados latino-americanos ainda não explorados”, finaliza Guilherme.

“Estamos bastante entusiasmados com o sucesso do programa Maringá ITx por meio do incentivo da geração de negócios internacionais para as empresas de Maringá e região. Maringá é reconhecida nacionalmente como polo desenvolvedor de softwares e as empresas vem colecionando prêmios e certificações de qualidade dos produtos e gestão. Crescemos acima dos 20% ao ano e acredito que estamos preparados para levar essa experiência a outros países”, afirma Luis Marcos Campos, presidente da Software by Maringá.

Roberto Pavan, CEO da Atak Sistemas, afirma que “foi uma experiência muito proveitosa. Aqui no Paraguai conseguimos visitar empresas de grande porte, além de órgãos governamentais e não governamentais, apresentando nosso software para a área de controle e auditoria de sistemas de qualidade, com contatos bastante interessantes. Participar de projetos como o ITx Maringá abre portas para diversas oportunidades na América Latina. A empresa que contar com uma solução escalável, tem tudo para fazer sucesso”.

Para Lucas Maranho, CEO da liveSEO, agência especializada em SEO (Search Engine Optimization, “O Paraguai é um país repleto de oportunidades e todos os empresários brasileiros deveriam olhar como um campo virgem. As oportunidades estão nos segmentos de marketing, software, tecnologia, entre outros. Fora que fomos muito bem recebidos pelos empresários, que buscam fechar negócios. Nossas expectativas são as melhores.

O presidente da OSG Tecnologia, Oseias Gimenes, relata que a “missão organizada pela SbM, APEX e Softex está sendo excepcional. Estamos com grandes expectativas para o fomento de futuros negócios. Os empresários paraguaios têm nos recebido muito bem, especialmente por sermos do Brasil. Em relação ao segmento de tecnologia, o mercado paraguaio tem muita coisa por fazer e isso nos deu inclusive alguns novos caminhos que devemos explorar em breve no desenvolvimento de novas soluções”, finaliza.

Desde 2005 a Softex desenvolve, em parceria com a Apex-Brasil e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o programa de internacionalização competitiva de software e serviços de TI. Seu objetivo é fomentar novas oportunidades de negócios no mercado internacional e fortalecer a imagem de competência da indústria nacional de software e serviços de TI.