Soluções da empresa permitem acompanhar desempenho de operação e produção, bem como fazer gestão remota de equipamentos, com relatórios de monitoramento e análises

 

Como forma de fortalecer ainda mais seu atendimento de pós-venda, a Schneider Electric  tem intensificado seu modelo de negócios de máquinas como serviço. Diante de um cenário industrial cada vez mais competitivo e exigente, a empresa está reforçando seu portfólio com produtos que possam atender a essa nova demanda.

“As empresas estão abandonando o costume de que o relacionamento está finalizado após a venda da máquina. A venda é, na verdade, apenas o início de uma nova jornada entre cliente e fornecedor”, explica Bruno Di Clemente – Coordenador de Marketing Machine Solutions da Schneider Electric. Nesse sentido, a empresa tem trabalhado cada vez mais em seu conceito de ecossistema EcoStruxure Machine, que entrega soluções de máquinas integradas a tecnologia da Indústria 4.0 e também como serviço.

Soluções de máquinas são integradas a tecnologia da Indústria 4.0 e também como serviço

Por meio da arquitetura EcoStruxure Machine, que também abrange o software EcoStruxure Secure Connect, o usuário pode acessar remotamente, e de maneira segura, dispositivos e máquinas conectados ao sistema para fazer manutenção e diagnósticos. Esse acompanhamento remoto também pode ser feito por meio de conexão em nuvem, com o EcoStruxure Machine Advisor.

Essa última tecnologia permite conectar e encontrar máquinas em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, é possível acompanhar a performance de operação e produção e, também, fazer a gestão de equipamentos – com relatórios de monitoramento para análises futuras.

“Por meio das ferramentas de software e gestão, é possível oferecer ao cliente uma experiência baseada em parceria e agilidade. Isso resulta em lealdade maior à marca”, explica Di Clemente.

Máquinas como serviço

Ao contrário do modelo convencional, em que existe a venda de uma solução por um valor alto de investimento, o uso de máquinas como serviço teria um acordo mais flexível. Os valores são negociados de forma mensal baseados em indicadores-chave de eficiência (KPIs) que variam de acordo com a quantidade ou o tempo de uso.

Segundo o executivo, o modelo abre mais oportunidades para a indústria, que passa a investir um valor menor dentro de seu plano anual, mas recebe ainda mais tecnologia e qualidade.

“Para o fornecedor, isso gera todo um plano de fidelidade. Já, para o cliente, o modelo entrega eficiência operacional com redução de paradas e de perdas de materiais”, diz. Por isso, na visão dele, a máquina como serviço deve ganhar ainda mais força em futuro próximo.

O EcoStruxure Machine oferece tecnologias-chave para conectividade de produtos e controle, usando soluções em nuvem para fornecer dados analíticos e serviços digitais. O EcoStruxure Secure Connect Advisor utiliza os softwares da Schneider Electric via IHM, CLP ou outros drives, proporcionando uma ferramenta de programação segura para diagnosticar e resolver problemas com equipamentos de maneira remota.

O EcoStruxure Machine Advisor permite que os fabricantes de máquinas forneçam novos serviços aos usuários finais para cada máquina instalada em qualquer local de produção no mundo todo.