O ranking Mais Valor Produzido (MVP) – Bancos da DOM Strategy Partners, consultoria nacional 100%, traz o Santander como a instituição bancária que mais gera e protege valor aos seus stakeholders, seguido do Bradesco, Itaú Unibanco, NuBank e C6. Em sua sexta edição, o levantamento avaliou quando e para quem os principais players do atual mercado bancário de varejo entregaram valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, clientes, acionistas e funcionários.

Um dos motivos da liderança do Santander no ranking pode ser explicado pela consistência de seu modelo de transformação digital no core do negócio, materializada, por exemplo, na oferta de modelos de transação com o cliente final de forma mais ágil e com melhor experiência. “Além disso, os modelos mais eficazes de inovação na ponta, em produtos e serviços, em plataformas e em usabilidade também apareceram como diferencial”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo Mais Valor Produzido e CEO da DOM Strategy Partners.

Domeneghetti diz é possível enxergar com clareza que os bancos são os grandes agentes produtores de valor, seguidos por empresas de bens de consumo. “Os bancos ainda são as molas propulsoras da economia quando se trata de gerar valor tangível e intangível para os seus públicos. Estão a frente até do varejo. Juntas, as cinco operações presentes no estudo têm uma média de 8,70 pontos numa escala de 0 a 10, enquanto a média geral de outros nichos foi de 8,10”, explica o executivo.

Mesmo os bancos que ficaram em outras colocações obtiverem uma boa média, todos na casa dos oito pontos. Paralelo ao Santander que conquistou 8,79, o Bradesco vem no segundo lugar com nota 8,76 enquanto a Itaú Unibanco, que ficou na terceira posição, conseguiu 8,75 pontos. Já os digitais Nubank e C6 ficaram na quarta e quinta casa com 8,64 e 8,59 pontos, respectivamente.

Para se chegar ao ranking, mais de 60 ativos foram avaliados, tais como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, entre outros.

MVP Bancos – 6ª edição Nota
Santander 8,79
Bradesco 8,76
Itaú-Unibanco 8,75
NuBank 8,64
C6 8,59