A Operadora de Planos de Saúde Santa Casa atua desde 1993 levando medicina de qualidade para o Vale do Paraíba Paulista. Com o objetivo de promover o bem-estar na comunidade e evoluir cada vez mais, a empresa começou a crescer também em tecnologia.
Uma dessas evoluções começou recentemente com a implantação do SMark CRM. Segundo o Gerente Comercial e de Relacionamento com o Cliente da Santa Casa, Rodrigo Gretz, a necessidade de buscar uma ferramenta para gestão de vendas nasceu a partir das mudanças mercadológicas.
“Temos uma demanda que o próprio mercado nos coloca, exigindo indicadores mais assertivos. Por isso, cada vez mais, a tecnologia está se inserindo no segmento de planos de saúde. A gente percebeu que precisava dar um passo a mais e automatizar todo o processo de orçamentos, controle de clientes, leads e oportunidades”, explica.
A parceria com a SMark foi firmada em março deste ano. Antes disso, os processos eram realizados de maneira mais tradicional, com Excel e planilhas internas de controle. “Dependíamos muito do profissional de venda para fazer esse lançamento. Muitas falhas ocorriam por ser um processo manual e não automatizado”, conta Gretz.
Ele já havia conhecido a SMark no passado e, ao pesquisar sobre ferramentas de CRM com a tecnologia necessária, o gerente encontrou-a outra vez como referência no assunto. Além disso, a empresa gaúcha foi indicada por outro parceiro da Santa Casa. E assim começou a história da operadora de planos de saúde junto à plataforma.
“A gente iniciou a implantação do SMark CRM pela equipe de vendas para fazer controle de orçamentos, automatizar todos os pedidos que chegam, etc.”, lembra Gretz. “Depois que a gente implantou vendas, entendemos que a plataforma também é muito útil para o pós-vendas, então fizemos uma integração com o setor”, completa.
Hoje, com a solução da SMark, o cliente da Santa Casa já é registrado desde a primeira cotação, passa por todo o processo de negociação até fechar o plano e, então, é passado ao setor de pós-vendas. Essa equipe conta com mais de dez profissionais e ainda está em processo de adaptação com o CRM, conforme o gerente: “Foi uma surpresa maravilhosa para os colaboradores, que estão adorando. Sempre existe resistência inicial da equipe à novidades tecnológicas, mas superamos isso muito bem com o apoio da SMark”.
Para ele, a modernização dos processos foi uma mudança importante dentro da Santa Casa, tanto para clientes quanto para a equipe. “Conseguimos ter um panorama muito mais assertivo de qual a região mais vende, qual é o tipo de cliente que mais procura, qual é o ramo de atividade das empresas que mais estão comprando, quais os motivos de uma não-venda, entre outras informações. Com dados como esses, conseguimos tomar decisões mais assertivas. Logo, o software ajuda muito na gestão. Os ganhos foram muito grandes”, comemora Gretz.
O gerente destaca ainda a capacidade de integração da ferramenta com outras tecnologias, permitindo uma melhor automação dos processos e a profissionalização de todo o sistema de vendas. “A possibilidade de intercambiar sistemas é muito bacana. Além disso, agora temos o auxílio nas decisões gerenciais e podemos contar com a demonstração dos resultados de forma mais clara e em tempo real. Então são várias vantagens, somos um cliente muito satisfeito”, conclui.
Leandro Ceccato, CEO e sócio da SMark, também afirma estar muito contente com a implantação do CRM na operadora de planos de saúde e com os resultados colhidos até agora. “Mais do que nunca, a saúde é uma instituição vital no nosso país. É importante que empresas como a Santa Casa consigam realizar suas atividades de maneira fluida, rápida e com um sistema especializado na área, como é o SMark CRM”, analisa.