De acordo com um relatório do Gartner, praticamente 90% das operações gerais em organizações financeiras envolvem processos altamente automatizáveis. E são nessas operações que entram o RPA (Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos, em português). A solução é uma automação inteligente que ajuda o setor financeiro tanto a melhorar a experiência do cliente (CX) como a atender as necessidades dos colaboradores.

A automação de processos por robôs elimina as tarefas repetitivas e básicas, aumentando, com automação, a velocidade e a precisão do manuseio de transações. Isso é uma vantagem para as organizações que desejam realizar economias tanto em front como em back-office, melhorando a qualidade do serviço e o CX.

“Ao mesmo tempo, o RPA eleva o papel dos colaboradores, transferindo suas responsabilidades para tarefas mais desafiadoras e recompensadoras com oportunidades de carreira novas e atualizadas”, explica Fabrício Martins, CEO da Indigosoft.

A transformação empresarial e digital envolve tanto repensar todos os processos e procedimentos quanto atualizar sistemas. E a Indigosoft – fabricante e integradora de plataformas tecnológicas de alta performance focadas em robotização e Inteligência Artificial – disponibiliza às empresas financeiras uma solução robusta de RPA.

A automatização realizada pelas ferramentas da empresa não apenas simplifica e padroniza os processos. Elas também possibilitam a integração de diversas aplicações de negócios, centralizando os esforços de automação em um único local.

Benefícios do uso do RPA pelas empresas financeiras:

● SLA e LGPD atendidos;
● Auditoria facilitada;
● WhatsApp, App, voz, chat, SMS (Omnichannel);
● Drástica eliminação de erros, equipe e custos;
● Gestão por nível hierárquico;
● Compliance fiscal;
● Parametrização simples;
● Follow up automático de processos.

“Com o RPA da Indigosoft as organizações podem interligar dados próprios com dados de mercado para elaborar previsões, gerar remessas financeiras, emitir notas fiscais, automatizar a conciliação bancária e até mesmo processar a emissão de relatórios gerenciais, minimizando a necessidade de intervenção humana”, finaliza o CEO.