Vinte e cinco mini-robôs entregam cafés e donuts no campus da universidade George Mason.

A George Mason University, localizada em Fairfax, Virgínia (EUA), já possui uma forma inovadora de delivery. Uma frota de 25 mini-robôs circula sobre o campus da universidade entregando alimentos e bebidas para os 40 mil estudantes, professores e funcionários. Os produtos são entregues no que parece ser um cooler branco de seis rodas.

As primeiras empresas a participar da iniciativa são Starbucks, a Blaze Pizza e a Dunking Donuts. O pedido é feito por meio de um aplicativo e entregue em poucos minutos entregue por um bot. A entrega para qualquer lugar no campus custa US$ 1,99.


O pedido é feito por meio de um aplicativo e entregue em poucos minutos entregue por um bot

A tecnologia é da Starship Technologies e, segundo a companhia, os robôs percorreram 150 mil milhas em 25 mil viagens. Em novembro, a empresa lançou a entrega de pacotes sob demanda. Alunos como Andrew Charles Jenner, avaliam que os robôs ainda precisam de ajustes. “Mas estão se esforçando”, brinca.

Os bots de entrega são similares aos “snackbot” da PepsiCo, revelados há algumas semanas na Universidade do Pacífico em Stockton, Califórnia (EUA). O robô pequeno, mas robusto, aguenta até 20 libras, o que a empresa diz ser cerca de três sacolas de compras de comida.

Ele também pode atravessar a rua, ultrapassar o meio-fio, mover-se no escuro e navegar pela chuva e pela neve. Sensores e visão computacional ajudam os robôs a detectar obstáculos e permanecer no curso.