Ótica do Futuro é a segunda loja conceito elaborada pelo ProVa e conta com uma tecnologia desenvolvida pela Click Vision

O ProVa (Laboratório de Inovação do Varejo) inaugurou sua nova loja conceito, a Ótica do Futuro dentro do Shopping Frei Caneca em São Paulo. É um ambiente de teste real em que o público pode utilizar das últimas tecnologias e aprovar ou não as inovações.

A Ótica do Futuro é a segunda loja conceito elaborada pelo ProVa e funcionará por 4 meses, ficando aberta a qualquer um que for visitar o local. A loja conta com uma tecnologia desenvolvida pela Click Vision, startup que participou do projeto de residência no Laboratório, que inclui uma monitoria, espaço de trabalho, exposição de produtos, serviços e consultoria.

“O que será valorizado no varejo pelo consumidor é a sua experiência de compra, já que quase todos os produtos podem ser comprados pela internet”, Guto Ferreira

O Espelho Virtual que permite experimentar qualquer modelo de óculos através das vitrines virtuais com realidade aumentada, ampliando as possibilidades de acesso aos produtos, é um dos diferenciais da Ótica do Futuro.  Assim que a pessoa que está olhando a vitrine da loja, mesmo que pela parte de fora, a imagem dela usando um modelo de óculos aparece no monitor.

“A busca do consumidor por produtos personalizados é cada vez maior. Uma experiência de compra mais agradável. Precisamos investir cada vez mais na conectividade entre todos os setores”, explica Guto Ferreira, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além disso, esta tecnologia permite que através de um aplicativo no celular, qualquer pessoa possa experimentar os modelos e comprar online. “Essa tecnologia resolve o principal problema de comprar uns óculos online, que é saber se o modelo ficará bom no rosto ou não”, ressalta.

“O fomento à digitalização faz parte da nova diretriz do governo e busca mudar as relações de consumo. Dessa forma, esse encontro vem para discutir soluções inovadoras para que os comerciantes possam se atualizar a essa nova tendência”, comentou Ferreira.

Uma outra novidade no ProVa é uma máquina de refrigerantes em que é possível experimentar os modelos disponíveis através de realidade aumentada, pagar com o cartão de crédito e sair com os óculos de sol na mesma hora, sem nenhuma interação humana. Estes equipamentos podem ficar em eventos, aeroportos, shoppings ou em qualquer lugar em que não compense manter uma loja física tradicional.

O Presidente da ABDI, também comentou sobre como estas inovações podem ajudar muito no desenvolvimento da economia. “Com a chegada da indústria 4.0 temos uma mudança completa, não só na produção, mas como também nos padrões de consumo. O que será valorizado no varejo pelo consumidor é a sua experiência de compra, já que quase todos os produtos podem ser comprados pela internet”, finaliza Ferreira. Com o apoio da ABDI o ProVa busca fomentar a digitalização da economia, ajudando o pequeno e médio varejista a também participar das inovações do mercado tecnológico.