Cidade de Québec retoma procura por talentos de TI brasileiros

Québec pretende selecionar desenvolvedores, programadores, analistas, administradores de bases de dados, arquiteto tecnológico, engenheiros de software e especialistas em inteligência artificial

Profissionais brasileiros de excelência no segmento de tecnologia da informação estão novamente na mira da região metropolitana de Québec. A Québec International, agência de desenvolvimento econômico local, promove a quinta missão de recrutamento presencial com a meta de preencher mais de 250 vagas em nove empresas.

Atualmente 925 brasileiros residem na região e mais de 600 foram recrutados nas ações da Québec International. Com economia sólida, elevada qualidade de vida, custo acessível e baixíssimas taxas de desemprego – 4,1% –, a cidade é considerada a terceira mais segura do mundo e provê acesso gratuito ao sistema de saúde.

Atualmente 925 brasileiros residem na região e mais de 600 foram recrutados nas ações da Québec International

Reúne mais de 400 km de ciclovias e 750 parques e áreas verdes. Além disso, 97% dos habitantes residem a menos de 800 metros de uma parada de ônibus. “E os brasileiros ganham a preferência da indústria local justamente pela facilidade de aprendizado do idioma e adaptação à cultura quebequense”, completa Sara Tapia, diretora de mobilidade internacional.

As inscrições são gratuitas e estendem-se até o dia 13 de abril. Québec pretende selecionar desenvolvedores, programadores, analistas, administradores de bases de dados, arquiteto tecnológico, engenheiros de software e especialistas em inteligência artificial, entre outros. O rol de requisitos inclui diploma técnico ou universitário no setor, experiência profissional comprovada de um a nove anos, dependendo da vaga e conhecimento da língua francesa.

Os interessados devem acessar o site www.quebecnacabeca.com, criar um perfil em francês e postular as vagas condizentes com as suas habilidades. As entrevistas serão realizadas em francês e acontecerão nos dias 2 e 3 de maio em São Paulo, com os executivos das companhias. Não é preciso portar documentos de imigração para participar.

Com a proposta de auxiliar os candidatos, o Ministério de Imigração do Québec realizará uma palestra online em português no dia 10 de março, às 19h. As inscrições podem ser feitas pela página www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/inscricao/index.php?ID_Seance=5902

Os aprovados assinarão um contrato de trabalho temporário com duração de um a três anos e as mesmas condições empregatícias dos cidadãos canadenses, o que permitirá a obtenção de um visto para atuar e morar em Québec.

Oportunidades para estudantes

Esta edição também busca estudantes para atuar em cinco programas técnicos e profissionalizantes na Cégep Limoilou, com especializações em concepção e desenho assistido por computador, desenvolvimento de aplicativos de segurança, gestão financeira e contabilidade informatizada, serviços e recepção em hotéis e restaurantes, e tecnologia de engenharia industrial. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão de estudos e nível intermediário do idioma (B2/B2+). Os aprovados também terão a chance de trabalhar em Québec paralelamente aos estudos.