Populos lança SmartClient para workplaces com Positivo

Menor e mais econômico que um desktop convencional, equipamento traz processamento e memória, provê ambientes de trabalho robustos e flexíveis, oferece áudio e vídeo de qualidade superior e vem com Windows IoT embarcado

Com o objetivo de preencher uma lacuna de mercado, provendo soluções completas de virtualização, da infraestrutura aos terminais, a Populos ¬ empresa especializada em End User Computing, Infraestrutura e Cloud firmou parceria com a Positivo Servers & Solutions – empresa especializada na produção e comercialização de servidores, storages, mini PCs e demais soluções de infraestrutura de TI – para desenvolver o Populos SmartClient Positivo.

A plataforma, voltada à melhor experiência do usuário, chega ao mercado para absorver diferentes cargas de trabalho com alto desempenho, facilidade de acesso a arquivos e aplicações críticas com total segurança de rede, em cloud ou no datacenter.

“Buscávamos uma alternativa de dispositivos com melhor desempenho que o “terminal burro”, sem os altos custos dos computadores de mesa e laptops, especialmente num momento em que a alta do dólar e a falta de componentes básicos elevaram substancialmente o preço dos equipamentos”, conta o CEO da Populos, Paulo Asano.

Para o CEO da Positivo Servers & Solutions, Silvio Ferraz de Campos, a parceria com a Populos representa atender uma demanda de mercado reprimida pelo crescimento do trabalho remoto: “Quando fomos procurados pela Populos, que é uma das principais provedoras de virtualização e hiperconvergência do País, para somar forças na entrega de pacotes de virtualização que incluíssem equipamentos já configurados, enxergamos um potencial enorme e em evolução por soluções como essa nas médias e grandes empresas”, reforça.

O Populos SmartClient Positivo vem com Windows IoT instalado. Além disso é totalmente aderente às soluções Citrix para áreas de trabalho, gestão e suporte, incluindo relatórios gerenciais e analíticos. Também funciona com periféricos como câmeras, scanners, e impressoras, entre outros, por portas USB 2.0, 3.0 e tipo C; além de entradas de HDMI e cartão SD. O produto será comercializado exclusivamente pela Populos, como parte integrante do pacote de soluções de workspace e infraestrutura, com valores a partir de R$ 1.799,00.

“Não vamos abrir uma nova área de negócios, nem pretendemos entrar no setor de venda de hardware. Nosso propósito é incrementar soluções com equipamentos de baixo custo e alta performance. A ideia é viabilizar projetos junto aos nossos clientes, facilitando ao colaborador o acesso imediato aos terminais, sem a necessidade de reinstalar programas ou reprogramar sistemas”, explica o Head of Solutions da Populos, Luan Prado.

Segundo o executivo, a projeção para este ano é que 35% de todos os projetos Citrix sejam entregues com a instalação do SmartClient como meio de acesso aos colaboradores. A partir de 2022, o plano é oferecer o equipamento a todos os projetos Citrix da integradora.

Green IT: Economia e Alto Desempenho com Tecnologia Nacional

Para o CEO da Positivo Servers & Solutions, o mercado de SmartClients tem se se mostrado aquecido principalmente pela crescente adoção do trabalho remoto e híbrido no último ano, e a tendência é permanecer assim. “Esse tipo de equipamento apresenta inúmeras vantagens, além de mais leve e compacto, é Green IT, ou seja, é mais econômico, consome menos energia e demanda menor espaço físico. Por não possuir partes moveis, ser fanless e esquentar menos, tem maior vida útil. Além disso, seu processador Intel com 4 núcleos, disco sólido e memória RAM de 4 e 8 GB lhe garantem estabilidade, permitindo rodar aplicações mais rapidamente”, aponta.

Na visão da Populos, a possibilidade de entregar terminais inteligentes, seguros, com bom desempenho, e com preços mais atraentes do que os dos notebooks e desktops tradicionais, embutidos no valor do projeto, foi decisiva na escolha de buscar a Positivo Servers & Solutions como parceiro de negócios.

“Especialmente em relação às soluções da Citrix, o desafio era otimizar a experiência do colaborador com dispositivos de acesso voltados à produtividade e ao bem-estar digital, mais aderentes às necessidades operacionais das empresas e com o melhor custo x benefício do mercado”, revela Paulo Asano.

Asano destaca que a Positivo Servers & Solutions já atuava alinhada com a Populos na implementação de soluções de hiperconvergência, e prontamente a fabricante nacional abraçou o projeto ao fornecer ambientes operacionais de ponta a ponta, oferecendo a mais recente linha de dispositivos para a implantação das arquiteturas necessárias ao Populos SmartClient Positivo.

Disponível nas versões 2k e 4k, o Populos SmartClient Positivo tem performance elevada em relação aos thinclients ou zeroclients convencionais, incluindo suporte para até dois monitores com a melhor resolução em áudio e vídeo. Compatível com as principais ferramentas de videoconferência, o produto traz também otimização nativa para o Microsoft Teams, conectividade de ponta para aplicações mais robustas e automação no deploy sem a necessidade de VPN.

O equipamento é totalmente plug and play. A configuração inicial é automática e o Populos SmartClient Positivo pode ser imediatamente utilizado após o primeiro acesso, bastando ao usuário fazer o login e digitar a senha para entrar na sua área de trabalho e encontrar facilmente os arquivos e os softwares que costuma utilizar no dia a dia.