Levantamento da AMI, em parceria com a Visa, mostra que maioria dos empreendedores no Brasil ainda desconhecem como alavancar seus negócios

Somente uma em cada três PMEs usam uma rede social ou aplicativo para seus negócios, seja para se comunicar diretamente com seus clientes ou para ofertar produtos e serviços. Em média, essas empresas usam duas redes sociais diferentes, sendo que as mais usadas são Whatsapp e Facebook. E apesar de estarem bastante conectadas em seu dia a dia, e 88% deles usarem a versão digital de seu banco para o gerenciamento de suas contas empresariais, muitos ainda não possuem conhecimento sobre as vantagens e possibilidades de ampliar seus negócios online.

Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2018, e fazem parte de um levantamento da AMI (Americas Market Intelligence), com a colaboração da Visa, que realiza pesquisas com PMEs na América Latina, para entender melhor o comportamento e as necessidades do mercado B2B em relação aos pagamentos.

O comércio digital nas PMEs brasileiras ainda é baixo, mas possui muitas oportunidades de crescimento

Apenas 10% das entrevistadas aceitam pagamentos online, e a maior porcentagem de vendas pela internet ainda é feita por meio de transferências eletrônicas (50%) e por débito (45%). No estudo, é possível perceber que o empresário transaciona mais pela conta corrente (87%) e com o cartão de débito (72%), deixando o cartão de crédito para despesas maiores ou emergenciais, por conta dos benefícios de parcelamento sem juros (55%), financiamento (37%) e segurança de transacionar valores mais altos (39%).

De acordo com a análise, 10% usa um produto financeiro pessoal com fins empresariais para compras com seus fornecedores. Em relação às vendas, 50% deles realizam pagamentos com cartão e 62% das PMEs têm um terminal POS, mas a preferência no momento de receber ainda é pelo dinheiro (93%), ou por cheques e boletos.

Quando a pesquisa foi realizada, o Brasil já passava de 14,6 milhões de empreendedores para mais de 49,3 milhões, de acordo com a Pesquisa GEM, do Sebrae. Entre 2007 a 2017, mais que triplicou o número de pessoas entre 18 e 64 anos que exerciam alguma atividade empreendedora no país.

Ainda existem muitas oportunidades para fomentar o uso dos cartões de créditos e serviços online, principalmente os cartões corporativos e empresariais, que podem gerar mais benefícios aos negócios, como melhor controle das despesas, otimização do fluxo de caixa, maior prazo de pagamento, além de seguros e assistências diversas. Também é relevante que os pequenos e médios negócios tenham um e-commerce para realizar suas vendas de forma mais ampla e diversa.

“É por meio dessas pesquisas que entendemos os hábitos de pagamentos e compras das micro e pequenas empresas, incluindo como usam serviços financeiros, acesso ao crédito, entre outros. Assim, a Visa consegue oferecer insights para parceiros emissores, e também as melhores práticas que agregam valor aos negócios, atendendo às necessidades das empresas. E ainda contribui com o desenvolvimento de seus negócios, oferecendo tecnologia direcionada e benefícios mais completos, além do que os pagamentos eletrônicos já proporcionam – como maior controle das finanças, prazos maiores, agilidade, praticidade e segurança”, completa Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil.