Como a Berneck conseguiu 270% de Retorno de Investimento em processos?
Com o software de automação de processos da Pipefy, exportadora brasileira de madeira economizou dez mil horas de trabalho por trimestre

A Pipefy, principal plataforma de gestão baseada na metodologia Lean, capaz de auxiliar qualquer pessoa a ter total controle do seu trabalho, em áreas como Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Atendimento ao Cliente e Vendas, acumula mais um case de sucesso entre seus clientes. A exportadora brasileira de madeira Berneck conseguiu reduzir o prazo de entrega de seus produtos na exportação em 31%, economizar dez mil horas de trabalho por trimestre e, ainda, obter 270% de ROI (Return on Investment – Retorno sobre Investimento) utilizando a ferramenta.

Após a expansão de suas operações, a empresa do setor madeireiro percebeu que o método tradicional e manual já não era suficiente para estimar com precisão o lead time (tempo total do processo de venda), acompanhar prazos de documentos e organizar o fluxo de informações. Frequentemente, a Berneck precisava pagar altas taxas pelo descumprimento de prazos ao enviar produtos para países como a China, por exemplo, sua maior compradora.

Após três meses utilizando a plataforma da Pipefy, a empresa notou uma economia operacional significativa por meio da automatização de processos, além de estimar a redução do pagamento de taxas extras, apenas pela prevenção e controle de possíveis atrasos. Com a plataforma de SaaS (Software as a Service – ou Software como Serviço), é possível otimizar processos e criar e rodar fluxos totalmente customizáveis de maneira rápida, eficaz e assertiva, sem depender da TI.

A plataforma de excelência operacional possui uma interface intuitiva e fácil de usar, além de modelos de processos específicos para diferentes departamentos. Na área de documentação de exportação, por exemplo, a Berneck automatizou 46% de suas atividades, permitindo que o time de Karine Correa, supervisora de Comércio Exterior, não tivesse que escrever cerca de 600 e-mails repetidos mensalmente.

Essa automação resultou em transferências mais fáceis de equipe para equipe e em atualizações oportunas de status do cliente. “Eu deixo a Pipefy aberta na minha tela de computador o dia inteiro, assim consigo ver se temos um novo pedido, se há uma aprovação de venda pendente, ou se algum cliente está esperando por alguma confirmação”, conta Karine.

A Pipefy foi fundada em 2014 e hoje atende clientes em 150 países, além de ter sedes em Curitiba, Austin (EUA) e São Francisco (Vale do Silício), maior polo de inovação do mundo e berço das maiores empresas da atualidade.

“Nossa missão é permitir que cada dirigente crie seus próprios fluxos de trabalho customizados, sem a necessidade de possuir conhecimento técnico em programação. Ao possibilitar o gerenciamento eficaz de processos, nossos clientes podem reagir a um ambiente de mudanças constantes e rápidas, garantindo uma execução de alta qualidade e possibilitando uma taxa de crescimento de 10% ao mês”, destaca Alessio Alionço, fundador e CEO da Pipefy.