Canal Aberto

Parceria entre FIESP, Systax e Busca.Legal oferece um software que orienta no acompanhamento das obrigações tributárias das indústrias associadas

Por volta dos anos 30, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo era consolidada com a premissa de apoiar as indústrias brasileiras. Representando 131 sindicatos patronais da indústria em São Paulo, a entidade está sempre atual, buscando proximidade com seus sindicatos e as empresas por ele associadas firmando parcerias que atendam suas necessidades.

A parceria com a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 19 milhões de situações tributárias, e Busca.Legal, pioneira em utilização de Inteligência Artificial para a área Fiscal e ganhadora do IBM Watson Build Award Latin American Champion 2017, oferta às indústrias associadas aos sindicatos filiados à Fiesp uma nova forma de otimizar questões tributárias, em condições especiais.

Do lado da Systax, os produtos ofertados serão: Parametrização fiscal (fornecimento e monitoramento de alíquotas, tabelas e regras tributárias atualizadas), Systax Light (parametrização fiscal para atualização dos ERPs de MPE) e DFE (solução de gestão de recebimento e auditoria de documentos fiscais eletrônicos). Já a Busca.Legal fornecerá o T1, Chatbot de Tributação pioneiro no mercado, que fornece toda a tributação dos produtos.

Vale ressaltar que, para 2019, 88% das empresas, ou seja, nove a cada dez corporações, sinalizam que possuem capacidade produtiva para atender às demandas esperadas neste ano, de acordo com indicadores da CNI – Confederação Nacional da Indústria. E dentro deste cenário, a ideia da FIESP, por meio dos sindicatos filiados, Systax e Busca.Legal é levar soluções que apoiem as indústrias em ritmo de progresso. “Esperamos agregar cada vez mais valor aos sindicatos, ofertando soluções que, de fato, apoiem as indústrias a realizarem uma gestão mais eficaz”, explica Marielza Milani, Diretora do Departamento Sindical e de Serviços | Divisão de Serviços, da Fiesp.

Jerson Prochnow, CEO da Systax, além de Sócio da Busca.Legal, pontua que as soluções ofertadas possibilitam uma gestão mais completa e eficiente à saúde fiscal das empresas. “Buscamos oferecer produtos que se complementam e apoiem questões tributárias dos associados, com maior confiabilidade e segurança. Dessa forma, será possível potencializar desde a parametrização fiscal, com um sistema específico para essa atividade, até a guarda de documentos fiscais”, diz.

Já Paschoal Naddeo, Sócio da Busca.Legal, ressalta o ganho em tempo e performance proporcionado pela plataforma T1. “Trouxemos a possibilidade de otimização do ritmo de trabalho nas empresas, principalmente em tempo. O chatbot T1 é pioneiro na área tributária e, além disso, utiliza tecnologia de ponta. Através da computação cognitiva IBM Watson, agora é possível esclarecer dúvidas sobre tributação dos produtos de forma eficiente e rápida”, conclui o executivo.