Parceria entre Elo e FICO traz redução nas fraudes em transações

A Elo, empresa brasileira de tecnologia de pagamentos, adotou a solução FICO® Falcon® em sua estratégia de combate a fraudes de cartões de crédito e débito. A companhia buscava uma ferramenta que oferecesse proteção em escala principalmente contra crimes em pagamentos virtuais, graças ao crescimento do comércio eletrônico, e conta com uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para garantir a proteção de todas as transações processadas pelo seu arranjo de pagamentos.

Parceiras desde 2018, Elo e FICO trabalham para integrar os melhores serviços de segurança para proteção dos dados que passam pelo arranjo de pagamentos. A implantação da solução da FICO é resultado desse esforço conjunto que contribuiu para a expansão da Elo no mercado de cartões do Brasil.

A empresa, que só no último ano processou 4,2 bilhões de transações, que somam mais de R$ 292 bilhões, identificou uma grande redução nos pontos-base – indicador que mede a efetividade da prevenção a fraudes.

Houve diminuição de 15 pontos-base para todos os emissores da Elo e de 33 para os dois principais, no caso de transações presenciais. No caso de compras online, sem o cartão físico, a queda chegou a 56 pontos.

O FICO® Falcon® fornece acesso a um sistema exclusivo que usa dados de transações de mais de 9.000 bancos globais. Com o suporte de modelos de machine learning, inteligência artificial de autoaprendizagem e análise de perfis comportamentais em tempo real, ele permite a identificação de novos padrões de fraude – contribuindo de forma decisiva para o aprimoramento dos sistemas de segurança.

“Em parceria com a FICO, temos a tecnologia para superar o risco da fraude e com isso expandir nossas operações. Quando a pandemia chegou, o FICO® Falcon® nos ajudou a continuar monitorando as transações e a fornecer aos nossos emissores maior segurança, apesar das mudanças no comportamento dos clientes e dos tempos de incerteza”, afirma Lori Grandin, diretora de prevenção a fraudes da Elo. “Estamos criando novos produtos e trazendo mais pessoas para o sistema bancário, que nunca antes tiveram acesso a ferramentas financeiras”.

“Ao empregar um portfólio de modelos de machine learning com foco em fraude, cada um otimizado para interações financeiras específicas, o FICO® Falcon® ajudou a Elo a fornecer proteção não apenas contra os tipos de crimes financeiros mais conhecidos atualmente, mas também contra estratégias recém-criadas por criminosos e ainda pouco disseminadas”, afirma Guilherme Chaddad, diretor da área de meios de pagamentos da FICO América Latina.