PAM Saúde impulsiona vendas e marketing com CRM especializado

O PAM Saúde nasceu em 1990, com a missão de levar medicina de qualidade às pessoas que não tinham acesso à medicina privada, em especial no estado do Paraná. Hoje, a empresa é reconhecida como uma das melhores operadoras de planos de saúde do Brasil, sempre evoluindo em assistência médica e tecnologia.

Logo, o setor comercial do PAM Saúde não poderia ficar para trás em questão de inovação. A empresa costumava utilizar um sistema de CRM genérico, porém a ferramenta não era a ideal. Conforme sublinha o Diretor Comercial Alexandre Lima, o setor de planos de saúde tem muitas peculiaridades, fazendo com que seja necessário um CRM especializado, diferente do utilizado para o varejo ou para a indústria, por exemplo. Foi então que ele conheceu a SMark: “Tudo aconteceu de forma rápida e natural. O SMark CRM tinha as respostas e peculiaridades das quais precisávamos na gestão da equipe”.

A implantação e o treinamento também foram ágeis e mudaram a gestão de vendas do PAM Saúde. “O pessoal da SMark nos auxiliou e auxilia até hoje. A plataforma está sempre melhorando e aperfeiçoando seus recursos com base nas necessidades de um plano de saúde. Além disso, a equipe é muito atenciosa com as nossas ideias. Sempre que precisamos de um novo treinamento, ele é prontamente realizado. Então, o acesso e a comunicação com a SMark são muito fáceis”, relata.

Hoje, Lima conta que as equipes de vendas e marketing fazem amplo uso das funções do software: “Usamos praticamente todos os recursos disponíveis. Fazemos prospecção, follow up, gestão da equipe com gráficos, relatórios de produção e desempenho de cada vendedor, taxa de conversão, etc. Além disso, usamos a ferramenta para alimentar o marketing com informações para retenção ou recuperação de clientes, bem como para clientes que não fecharam o plano em primeiro momento, mas ficaram em stand by. Pretendemos também usá-la mais para o pós-vendas no futuro”.

Se antes havia dificuldade de se ter uma boa análise tanto da equipe quanto do mercado, hoje a SMark facilitou esse entendimento. “Conseguimos ter uma visão melhor de onde vêm os problemas, de onde vêm os leads, entre outras questões. Era uma dificuldade mapear tanto o mercado quanto o desempenho da equipe. Agora, com dados relevantes à mão, conseguimos tomar decisões mais assertivas”, destaca Lima.

Para o PAM Saúde, o uso de um CRM especializado para planos de saúde fez a diferença de maneira positiva, adequando-se mais facilmente às necessidades da empresa. Segundo o Diretor Comercial, o sistema precisa contar com essas especificidades, pois a empresa responde às normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“Em um CRM genérico, você não tem essas particularidades e, se for pedir uma adaptação ou customização, terá que arcar com um alto custo para realizá-la. Trabalhar com uma empresa especializada torna tudo mais fácil”, conclui.

De acordo com Fábio Beckenkamp, sócio e CTO da SMark, o conhecimento construído pela empresa sobre o mercado de planos de saúde é um diferencial importante: “Percebemos a necessidade de atender a esse público que ainda não recebia tecnologias adequadas às suas particularidades. Atualmente, oferecemos recursos diretamente vinculados à rotina da gestão de vendas das operadoras”.

“Este é um segmento altamente tecnológico, mas que não tinha quase tecnologia específica para a gestão de vendas. Nos especializamos para entender as necessidades dos planos de saúde e adaptar o SMark CRM a essas demandas, sempre ouvindo o cliente”, completa o sócio e CEO da SMark, Leandro Ceccato.