Os ecossistemas do empreendedorismo que norteiam startups

Claudia Mendes Nogueira é fundadora da Oficina de Valor

Muitos pensam que as empresas prosperam do dia para a noite ou que são produto de um esforço exclusivo e pessoal de um líder carismático. Muitos, ao verem empresas despontarem como startups e unicórnios, pensam em milagres ou pessoas realmente ungidas por uma força ou poder excepcional. Mas o milagre não existe como regra e sim como exceção.

Empreendedores de sucesso são pessoas que antes de tudo se tornam vulneráveis, pois precisam aprender rápido e sempre. Empresas e empreendedores erram e acertam no decorrer de uma jornada de dedicação aos negócios. Observo que todas estas pessoas são o subproduto de um ciclo recorrente de autoestímulo, vencendo a si mesmas e à ilusão de que podem fazer por si só.

No começo é meio assim: acreditamos que podemos fazer acontecer – um ser que oscila entre o teimoso e o esperançoso e até destemido. Algumas vezes vem um lampejo que faz acelerar o coração – impulsionado por algum medo – que logo é jogado de lado numa tentativa de blindar-se para não ser paralisado.

Assim o empreendedor adquire anticorpos contra as dificuldades do dia a dia. Mas para ter sucesso é preciso mais que resiliência, é preciso se inserir num todo, muito maior do que podemos alcançar com um gesto de bravura individual.

É neste processo meio heroico e meio solitário que surgiram os ecossistemas de empreendedorismo na minha vida – um tipo de medicamento que aumenta em muito as imunidades dos empreendedores.  Eles proporcionam elementos inter-relacionados que estimulam negócios, dão acesso a processos de validação de ideias e produtos, captação de novos clientes (com cabeça inovadora), sinergias, as quais podem culminar em acesso a capital.

Em 2018, passei a considerar algumas coisas importantes para a jornada de crescimento que queria conferir aos negócios. A partir deste estímulo descobri um ecossistema ao qual passamos a dedicar nossos esforços: 100 Open Startups, Inovabra, Sebrae e Distrito.

Como nossa vida mudou depois disso! Alavancamos nossas potencialidades e olhamos de frente para as nossas limitações. Queria compartilhar aqui o que descobrimos nessa nova fase:

– Acesso às corporações que apresentam suas dores em busca de soluções inovadoras;
– Um caminho seguro para que grandes empresas abram as portas para as menores;
– Um manancial de oportunidades de aprendizado e mentoria. Acesso a um hub de mentores e conselheiros;
– Direcionamento para busca de capital certo para a fase certa. Acesso a investidores com temas e apetites diversos de investimento;
– Acesso a outros empreendedores que compartilham soluções e prestação de serviços entre si;
– Orientação sobre a formação de times complementares.

Acrescento que nos deparamos com algo nada peculiar: somos uma empresa liderada e fundada por mulheres. Segundo um levantamento da Distrito, apenas 5% das empresas têm exclusivamente mulheres como fundadoras.

Temos feito um “trabalhinho extra”, com a ajuda da Rafaela Bassetti, nossa mentora e fundadora da Wishe Women Capital. Foi muito importante aceitar que não é fácil driblar preconceitos e dificuldades de acesso a investimento.

De acordo com esforço conjunto entre Distrito, B2mamy e Endeavor, no Brasil, apenas 0,04% do volume investido em startups em 2020 foi para aquelas lideradas por mulheres. Nosso primeiro passo foi admitir esta desigualdade e compreender do nosso lado como não reforçar este preconceito. No nosso caso, incorporar ecossistemas preparados para lidar com a questão da mulher na obtenção de capital está sendo imprescindível.

Na categoria de Big Data, do Ranking da 100 Open Startups, fomos a única liderada por mulheres. Estamos entre as 5 melhores deste Ranking nos últimos 3 anos e este reconhecimento mostra nossa capacidade de gerar negócios, mesmo estando ainda operando exclusivamente com investimento próprio.

Em 2022, vamos operar 4 squads de novos produtos – todos altamente baseados em tecnologia para Machine Learning. Os novos produtos permitirão maior escala em nossa operação e está alinhado com a nossa missão: transformar dados, ideias e insights em execução inteligente, visando resultados superiores e duradouros, reunindo pessoas protagonistas e realizadoras.