Focada em fornecer ferramentas inteligentes para modernizar o mercado varejista, a Opticon – uma das primeiras empresas do mundo a se especializar na fabricação de scanners de código de barras – desenvolveu em parceria com a Telmax – especialista no desenvolvimento de sistemas de cobrança de tarifas, principalmente na República Tcheca e na Eslováquia.

Os sistemas da Telmax oferecem check-in automático para todos os tipos de documentos de viagem: papel, SMS, cartão de transporte sem contato, cartões bancários – abrangendo uma ampla gama de dispositivos e serviços, incluindo dispositivos físicos instalados em veículos de transporte público, sistema de localização e monitoramento de veículos e lojas eletrônicas de ingressos.

Para fornecer um novo método de validação automatizada de bilhetes em papel, a Telmax precisava de um scanner de código QR confiável, pequeno o suficiente para ser incorporado à unidade de console de passageiros. Anteriormente, a Telmax havia desenvolvido seu próprio dispositivo de reconhecimento de texto baseado em câmera, que era desnecessariamente muito caro para a tarefa.

O dispositivo consistia em um System-On-Module com sistema operacional e muito espaço de memória. Entretanto, a atual emissão de bilhetes de transporte público passou a utilizar códigos legíveis por leitores (principalmente QR ou Aztec), e a antiga solução não era assim não tão rápida quanto um scanner 2D especializado nesta aplicação.

Com base em uma experiência anterior com o scanner Opticon MDI-3100 em outro validador de tíquetes, a Telmax decidiu desenvolver um dispositivo adicional compacto que atendesse aos requisitos do projeto:
1. Deveria ser um dispositivo à prova de poeira com uma janela coberta de vidro a uma distância de leitura para fornecer uma posição definida para a colocação do bilhete.
2.
2. Seria necessário um grande ângulo de visão para manter o dispositivo pequeno e alcançar uma ampla área de leitura.

3. Teria de ter a capacidade de ler um código em um bilhete em papel (com luz auxiliar) e também em um visor de telefone celular (possui sua própria luz de fundo).
4.
O scanner MDI-4100, com seu tamanho compacto, alto desempenho e confiabilidade, permitiu à Telmax criar uma solução perfeita para uma nova tecnologia de verificação de bilhetes em papel.
Reutilizando a maioria dos dispositivos existentes, o novo dispositivo complementar é econômico e acessível para muitos clientes. Este dispositivo também pode ser compartilhado com outros dispositivos de emissão de bilhetes da Telmax.

A Telmax usou uma caixa que foi desenvolvida anteriormente para um dispositivo baseado em câmera. O amplo ângulo de visão foi alcançado com a ajuda de um espelho que permitiu “dobrar” o caminho óptico para um compartilhamento compacto.

Os mecanismos de alto desempenho da Opticon são confiáveis, compactos e fáceis de integrar com produtos e processos de negócios. A ampla gama de mecanismos de digitalização da Opticon é fabricada com materiais de alta qualidade e segue os exigentes requisitos regulamentares e de segurança.