O e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 3,5 bilhões nos quatro dias de Black Friday em 2018, segundo informações divulgadas pelo Ebit/Nielsen. Se por um lado a data impacta positivamente as cifras do varejo, por outro é responsável por recordes de acessos nos sites de compras. Para suportar esses picos e garantir que o ambiente esteja propício para o fechamento das vendas existem profissionais experientes em arquiteturas robustas que oferecem todo o apoio técnico e consultivo às empresas de comércio eletrônico.

Há 6 anos, a Mandic Cloud Solutions, especialista em gestão de cloud corporativo, observa um aumento na contratação de projetos com o foco na temporada de compras. “No geral, os e-commerces precisam de um reforço na parte de infraestrutura e arquitetura de dados. Nem todos operam com um modelo escalável que possibilite provisionar os acessos e responder rapidamente a qualquer incidente ou situação crítica”, explica Bruno Almeida, diretor de Inovação da Mandic Cloud Solutions.

Segundo o executivo, o principal objetivo da empresa é garantir a disponibilidade do site para que clientes e varejistas possam fechar negócio. Para isso, a Mandic Cloud desenha um plano tático diferente para cada cliente considerando ao menos dois meses de antecedência do evento. “É importante fazer uma análise completa do site para que possamos sugerir melhorias na infraestrutura. Além disso, fazemos testes que simulam o aumento do tráfego que, dependendo do tamanho do e-commerce, pode chegar a 120 mil usuários simultâneos”, esclarece Almeida.

A empresa conta com um time preparado, apelidado de “tropa de elite”, escolhido a dedo para garantir a estabilidade e performance dos sites de compras durante um período de 26 horas de monitoramento full time (sendo duas horas antes da Black Friday e nas 24 horas seguintes). Essa força tarefa é realizada em três turnos e uma squad, equipe multidisciplinar com autonomia para tomada de decisões rápidas. Durante a operação, a empresa garante pizza e refrigerante à vontade para os colaboradores que ficam 100% dedicados no suporte aos clientes.

Entre as varejistas que já utilizaram o apoio da Mandic Cloud Solutions durante a Black Friday estão o e-commerce Giuliana Flores, o site Reclame Aqui, a plataforma de viagens MaxMilhas, o site de equipamentos eletrônicos Kabum, o portal de viagens Hotel Urbano e a gráfica online Printi.