O projeto inclui, entre os procedimentos alfandegários, a opção de informar a bagagem eletronicamente por meio de aplicativos para smartphones

As áreas de inspeção alfandegária de seis aeroportos no Japão passarão a contar com reconhecimento facial, parte do novo sistema de procedimentos alfandegários eletrônicos. O sistema foi instalado pela NEC Corporation que firmou um contrato com o Ministério das Finanças do Japão, e estará disponível nos aeroportos de Chitose, Internacional de Narita, de Haneda, Internacional de Chubu, Internacional de Kansai e de Fukuoka.

A tecnologia de reconhecimento facial da NEC, já foi colocada em operação no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Narita, em abril de 2019. A aduana japonesa está agora expandindo este sistema, abrangendo os seis principais aeroportos, por onde passam aproximadamente 90% dos passageiros anuais que entram no Japão. As operações terão início a partir de março de 2020.

A NEC utilizará suas tecnologias biométricas de ponta para reduzir o congestionamento das áreas de inspeção alfandegária e reduzir os tempos de espera

O sistema foi projetado para acelerar os procedimentos alfandegários nos aeroportos de maior circulação, onde a tecnologia de reconhecimento facial da NEC pode confirmar as identidades dos viajantes ao usar o terminal de declaração eletrônica e passar pelos portões de saída. Além disso, o projeto inclui, entre os procedimentos alfandegários, a opção de informar a bagagem eletronicamente por meio de aplicativos para smartphones.

No futuro, espera-se que o número de visitantes internacionais que entram no Japão continue crescendo rapidamente. Como parte disso, a NEC utilizará suas tecnologias biométricas de ponta para reduzir o congestionamento das áreas de inspeção alfandegária e reduzir os tempos de espera.

O sistema de procedimentos alfandegários eletrônicos consiste em aplicativos de declaração que simplificam os procedimentos do processo aduaneiro e de declaração de bagagem, que passam a utilizar um terminal de declaração eletrônica e um portão de saída que permitem que os passageiros passem usando o reconhecimento facial.