Em fase de teste com algumas revendas, iniciativa tem como objetivo estimular a fidelidade do canal

A partir de 2020, o programa de canais da Motorola Solutions terá uma nova segmentação dos parceiros. Com mais de 200 revendas no País, o programa passará a ter cinco categorias orientadas pela atuação dos parceiros. Antes, a Motorola levava em conta o volume de operação para definir o perfil de benefícios dos canais de distribuição.

A nova divisão traz as categorias Hardware, Aluguel (para o portfólio as a service), Serviço Autorizado Motorola (SAM), Integrador de Sistemas e Desenvolvedor de aplicações. Segundo Luis Fernando Rocha, diretor de vendas e canais da Motorola Solutions, com o novo perfil de programa, as revendas terão os benefícios e métricas traçados em função de cada categoria. Antes, eram determinados conforme o projeto que tocavam junto a Motorola.

A mudança tem como objetivo promover o aumento de participação da Motorola em setores como segurança privada, óleo e gás, energia, agronegócios e mineração

A reformulação está em fase de teste desde setembro e deve ser implementada no início de 2020, segundo o executivo. “Vamos fomentar a capacitação de cada revendedor de sua especialidade para que eles fiquem aptos a gerar negócios novos também. A segunda etapa é refinar o relacionamento com essas revendas para que elas tenham capacidade de enxergar novos mercados”. Para Rocha, a mudança tem como objetivo promover o aumento de participação da Motorola em setores como segurança privada, óleo e gás, energia, agronegócios e mineração.

Rocha avalia que 2019 foi um ano bom para a companhia, apesar do cenário político econômico e da variação cambial. Sem dar números, o executivo afirmou que iniciativas de manter o dólar fixo em situação de muita oscilação para garantir as vendas garantiram o volume de vendas e promoveram o crescimento da companhia.

No Brasil, segundo ele, ainda há bastante demanda para a linha básica de rádios da Motorola, por isso os últimos lançamentos da companhia supriram essa necessidade. Mas, há um grande movimento de digitalização de fábricas que abrem oportunidade para a empresa em nível mundial.

Outra iniciativa que a companhia trará para seus canais brasileiros é o Wave. Voltado a revendas e integradores que atuam em projetos mais complexos, o programa permite trabalhar com todas as soluções de comunicação integradas.