Geral Negócios

Microsoft decreta morte de Windows 7 nesta semana

A partir de 14 de janeiro de 2020, a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto

A Microsoft comprometeu-se a oferecer 10 anos de suporte de produto ao Windows 7 quando ele foi lançado em 22 de outubro de 2009. A partir de 14de janeiro de 2020, a Microsoft descontinuará o suporte ao sistema operacional. Segundo a fabricante, o objetivo é focar investimentos no suporte a tecnologias mais recentes. Especialistas calculam que 26% dos PCs ainda estejam executando o software da Microsoft após o término do suporte.

A partir da data limite, a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto. A Microsoft recomenda a migração para o Windows 10 para evitar uma situação em que seja necessário um serviço ou suporte que não está mais disponível.

No caso dos aplicativos do pacote Office, a Microsoft explica que a experiência pode ser diferente dependendo da versão usada

A fabricante pontua que, após 14 de janeiro de 2020, os computadores que executam o Windows 7 não receberão mais atualizações de segurança. “Portanto, é importante que você faça upgrade para um sistema operacional moderno, como o Windows 10, que pode fornecer as últimas atualizações de segurança para ajudar a manter você e seus dados mais seguros”, alerta a Microsoft.  Além disso, o serviço de atendimento ao cliente da Microsoft não estará mais disponível para fornecer suporte técnico ao Windows 7.

Os serviços relacionados ao Windows 7 também serão descontinuados ao longo do tempo. Por exemplo, determinados jogos, como Gamão na Internet e Damas na Internet, bem como o Guia Eletrônico de Programação para o Windows Media Center, estão agendados para serem descontinuados em janeiro de 2020.

Como alternativa, a fabricante recomenda a migração para um novo dispositivo com Windows 10. Caso o usuário continue usando o Windows 7 após o término do suporte, a fabricante alerta que o computador ainda funcionará, mas estará mais vulnerável a vírus e riscos de segurança. O computador continuará sendo inicializado e executado, mas não receberá mais atualizações de software, incluindo atualizações de segurança, da Microsoft. No caso dos aplicativos do pacote Office, a Microsoft explica que a experiência pode ser diferente dependendo da versão usada.