A Meta Ventures, Corporate Venture Capital da Meta, anunciou durante o South Summit Brasil as seis startups finalistas da primeira edição do desafio The Next Gen, programa de incentivo ao empreendedorismo feminino. As empresas escolhidas foram: WorkHub Digital, ABCfield, Efluxus, Filterfeed, Bella&Materna e B.NOUS. O anúncio das três vencedoras será realizado, no dia 12 de maio, em um evento online e aberto ao público.

As três primeiras colocadas se tornam candidatas a receber investimento de até R$2 milhões pela Meta Ventures, e participarão de um projeto de mentoria que iniciará no dia 23 de maio e vai até 26 de agosto. No total, o concurso registrou 55 startups inscritas, com modelo de negócio Software as a Service (SaaS), com foco no mercado B2B e B2B2C e que são lideradas por mulheres em cargos de CEOs e/ou sócias fundadoras.

“Tivemos um ótimo retorno com o desafio SaaS focado no empreendedorismo feminino. Nosso objetivo é gerar cada vez mais visibilidade e reputação para as mulheres dentro do ecossistema de tecnologia e inovação. Diante das startups inscritas, acredito que temos candidatas muito promissoras”, comenta Marcio Flôres, Head da Meta Ventures.

As startups foram avaliadas por um júri composto por representantes da Meta e parceiros, que levaram em consideração os seguintes critérios: modelo de negócio; escalabilidade; perfil e histórico da equipe; e impacto potencial. A competição faz parte do projeto #WomenInTech, que tem como objetivo o desenvolvimento profissional de mulheres e o fomento à maior participação delas no mercado de tecnologia.

“O desafio The Next Gen é um reconhecimento da nossa companhia para as mulheres empreendedoras. Abrimos portas para que as participantes pudessem apresentar seus projetos, fomentando os seus negócios no mercado de tecnologia. Esse é o objetivo da Meta, incluir as mulheres nesse segmento”, explica a líder do projeto #WomenInTech e CMO da Meta, Tássia Skolaude.