Luiz Fernando de Souza é CBO na Binario Cloud

O próprio ditado já diz “mar calmo, nunca fez bom marinheiro” e quando se trata de negócios os desafios são os grandes impulsionadores para a conquista dos objetivos. No entanto, é preciso muito cuidado para navegar em mares desconhecidos em que não há visibilidade sobre os perigos existentes: será que você tem os recursos necessários para esperar a tempestade passar e enfrentar as dificuldades que podem surgir?

Nos negócios, não dá para simplesmente se arriscar sem entender os possíveis impactos do investimento, é preciso ter visão dos processos e compreender as lacunas a fim de promover meios para se fortalecer. E um dos caminhos é entender em qual ciclo de vida a sua empresa está, ou seja, identificar a maturidade dentro do seu mercado.

Muitas empresas acabam perdendo oportunidades de crescimento por falta de visibilidade dos processos. Afinal, como tomar boas decisões sem uma base sólida e com incertezas? Tendo em vista este cenário, as barreiras para chegar ao sucesso se tornam muito maiores e o mercado não perdoa, se sua marca não está pronta, o concorrente agarra a chance.

Voltar o olhar para a maturidade da empresa se mostra um caminho seguro para construir estratégias mais assertivas, já que através desse conhecimento é possível traçar direcionamentos a partir de dados, analisando os pontos de atenção que estão impedindo o negócio de avançar. Apenas seguir tendências não garante a sustentabilidade da empresa para prosperar, é necessário realizar análises constantes.

O nível de maturidade que movimenta o crescimento dos negócios

Onde investir, qual nova tecnologia adotar, os processos internos estão realmente sendo eficientes, a empresa possui potencial para inovar? São perguntas fundamentais para acelerar a jornada no alcance da maturidade ideal para gerar resultados que tornam sua empresa referência no segmento que atua.

Neste sentido, o primeiro passo para impulsionar a maturidade é ter visibilidade e fazer a rastreabilidade sobre o cenário dos negócios, o que envolve: governança, boas práticas, tecnologia e processos. Todos esses aspectos estão diretamente ligados a segurança, performance, compliance e eficiência, características que em maior ou menor índice levam a um fator primordial para aumentar a vantagem competitiva, a inovação. E, empresas inovadoras crescem, prosperam e se consolidam no mercado.

Contudo, descobrir e mapear a maturidade a fim de obter os dados fundamentais para viabilizar a implantação de melhorias tem sido uma das maiores barreiras das empresas. Por isso, é preciso realizar um diagnóstico abrangente a fim de ampliar a visão do futuro sobre os negócios.

Neste sentido, contar com ferramentas que apoiam esse processo na construção de ações capazes de estimular o crescimento dos negócios é crucial e o Diagnóstico de Maturidade é uma plataforma que chegou ao mercado com essa proposta: orientar de forma estratégica às empresas por meio de uma avaliação que aponta o rumo certo para o salto de maturidade.

Uma alternativa muito mais inteligente e aprimorada, garantindo como um grande plus recomendações criadas por especialistas da área que apresentam direcionamentos para evolução de resultado conforme o cenário apresentado na conclusão de cada fase. São dados criados para auxiliar tomadas de decisão que visam atingir objetivos e metas para tornar sua marca forte no mercado.