Entrevistas Geral

ManageEngine busca capilaridade no Brasil

Channel360º conversou com Nirmal Kumar, Diretor Regional da ManageEngine, que contou os planos da empresa para a região

De acordo com uma previsão da IDC, o mercado de TI no Brasil deverá crescer significativamente em 10,5% em comparação com 2018, com um forte impacto positivo especialmente no segmento de dispositivos. Quando considerado o setor de telecomunicações, o mercado de tecnologias de informação e comunicação (TIC) deve aumentar 4,9%.

A previsão animou a ManageEngine, divisão de gerenciamento de TI da Zoho Corporation, que tem o país como estratégico para a expansão na região. A empresa, que já anunciou estratégias para fortalecer sua atuação indireta, busca agora aumentar sua capilaridade local com a inclusão de novos parceiros.

A expectativa é crescer em torno de 30% nos próximos 12 meses, taxa próxima aos 25% que a empresa já vem observando no aumento de negócios no País. Channel360º conversou com Nirmal Kumar, Diretor Regional da ManageEngine, que contou os planos da empresa para a região. Entre eles, a abertura de mais um escritório no Brasil.

Channel360º: Como está estruturada a política de vendas da empresa?

Nirmal Kumar: Nós temos dois tipos de abordagem de vendas – diretas e via canal. Enquanto vendemos diretamente nossos produtos em alguns países, nós também temos parceiros licenciados que lidam com nossos negócios e dão suporte a clientes em vários mercados.

Channel360º: Você tem um programa de canal? Como funciona?

Nirmal Kumar: Quase 95% dos nossos negócios no Brasil é tratado por meio de parceiros. Eles têm acesso a uma equipe de técnicos certificados pela ManageEngine, que fornecem consultoria e treinamento regular. Além de dar acesso a ferramentas que permitam aos parceiros licenciados fornecerem suporte abrangente aos clientes na região.

Channel360º: Qual é o perfil do parceiro que vocês estão procurando?

Nirmal Kumar: Revendedores com uma forte equipe de tecnologia e vendas com uma experiência comprovada em networking, gerenciamento de serviços de TI, segurança de TI, Active Directory e Cloud são perfis ideais para nós. Como a ManageEngine oferece uma ampla gama de soluções, que abrangem todos os aspectos do gerenciamento de TI, preferimos parceiros com conhecimentos e domínio especializados nessas respectivas áreas.

Channel360º: Como você avalia o desempenho da oferta indireta no país?

Nirmal Kumar: Nosso modelo de negócios na região tem produzido bons resultados até agora. Registramos uma taxa média de crescimento de 25% ano a ano desde que iniciamos os negócios no Brasil, há mais de uma década.

Channel360º: Qual é a estratégia para o mercado brasileiro?

Nirmal Kumar: Como parte dos nossos planos de expansão no Brasil, que, para nós, é uma região foco na América Latina, nós planejamos abrir um escritório local em breve. Estamos à procura de mais parceiros para atender clientes existentes e futuros, e planejamos contratar talentos locais como parte da nossa estratégia de desenvolvimento no Brasil.

Channel360º: Qual é a expectativa de crescimento no mercado local?

Nirmal Kumar: Esperamos continuar a crescer em torno de 30% nos próximos 12 meses.