Com estes conhecimentos, os funcionários podem trabalhar com um baixo nível de risco de cibersegurança

 

A educação dos funcionários é essencial para a proteção das empresas contra os ciberataques. No entanto, muitas companhias têm dificuldade em mobilizar suas equipes para treinamentos de cibersegurança, e boa parte das vezes isso acontece porque esses programas não consideram o conhecimento que cada funcionário já possui sobre o tema.

É por isso que a Kaspersky, em parceria com a Area9 Lyceum, desenvolveu um novo programa de treinamento online que vai ajudar os funcionários a adquirirem conhecimentos essenciais sobre cibersegurança, de forma personalizada e sem sobrecarga.

O treinamento em conscientização sobre cibersegurança é essencial para apresentar as noções básicas a funcionários

O Kaspersky Adaptive Online Training foi construído com base na experiência em cibersegurança da Kaspersky e oferece um conteúdo adaptativo. Por exemplo, um funcionário com maior conhecimento sobre cibersegurança poderia pular os módulos mais básicos, avançando diretamente para a etapa que interessa. Tal qual um tutor pessoal, o programa estrutura as lições de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para chegar a esse caminho específico, os algoritmos “biológicos” inteligentes da Area9 Lyceum mesclam perguntas com o conteúdo, avaliando o conhecimento sobre o assunto e a confiança nas respostas conforme o funcionário estuda. Assim, a tecnologia otimiza o caminho até o domínio do assunto, ignorando aquilo que o profissional já conheça e o ajudando a compreender conceitos e temas com os quais está menos familiarizado.

O conteúdo de aprendizagem inclui o gerenciamento de senhas, segurança de e-mail, navegação web, redes sociais & mensagens instantâneas, segurança de endpoints, dispositivos móveis e GDPR (lei de proteção de dados europeia que já está em vigor). Com estes conhecimentos, os funcionários podem trabalhar com um baixo nível de risco de cibersegurança. Todas as lições e testes são baseados em situações reais e exemplos de ataques que aconteceram de verdade.

Maioria das empresas já teve problemas

O treinamento em conscientização sobre cibersegurança é essencial para apresentar as noções básicas a funcionários. No entanto, muitas organizações observam que alguns cursos não produzem o efeito desejado. Embora 37% das grandes empresas já tenham implementado pelo menos alguma forma de treinamento de segurança, apenas 13% das organizações pesquisadas confirmam não ter tido nenhum problema de segurança de TI causado pelas ações de seus funcionários.

Ainda ocorrem erros porque as pessoas tendem a esquecer o que aprenderam quando não têm oportunidade de reter as informações corretamente. Por exemplo, no dia depois de uma palestra de uma hora, os participantes esquecem de 50 a 80% das informações que receberam e, depois de 30 dias, eles conseguem lembrar-se de apenas 2 a 3% de toda a palestra. No entanto, os colaboradores acham que aprender algo que eles já saibam, e até repetir várias vezes fatos conhecidos, pode ser chato e irritante.

“A tarefa mais difícil é motivar e ensinar novas habilidades para funcionários que cometem erros, mas têm certeza absoluta de que fazem tudo certo. Na psicologia, este estágio da aprendizagem é chamado de unconscious incompetence (ou incompetência inconsciente). A metodologia de aprendizagem adaptativa permite que as empresas identifiquem essas áreas em suas equipes e se empenhem mais em fechar as lacunas de conhecimento, evitando que as pessoas se sobrecarreguem com informações desnecessárias. Segundo a estimativa da Area9 Lyceum, com a abordagem da jornada de aprendizagem individual, as empresas conseguem economizar até 50% do tempo gasto em treinamento”, afirma Elena Molchanova, líder de marketing de conscientização de segurança da Kaspersky.

Para gerenciar o Kaspersky Adaptive Online Training, basta selecionar quais módulos cada grupo de fundiários deve concluir, e a solução enviará os links referentes às lições. A solução também fornece estatísticas detalhadas sobre o desempenho dos funcionários e monitora aqueles que insistem em ter condutas de risco. A solução é baseada em nuvem e está disponível em inglês, alemão, espanhol, árabe, francês, italiano e russo.