Pesquisa Game Brasil 2019 revela a diferença entre homens hardcore e mulheres casual gamers

O gamer brasileiro tem hábito de jogar jogos digitais (66%) no smartphone (83%) e já ouvir falar de eSports (60%). Esse retrato foi traçado pela Pesquisa Game Brasil 2019, realizada pelo Sioux Group, Blend News Research, ESPM, através do Gamelab e Go Gamers.

O levantamento tem como objetivo traçar o perfil demográfico e comportamental, bem como diversas particularidades sobre jogos digitais, eSports e hábitos de consumo dos jogadores, muito além dos games.

“No questionário, perguntamos se o entrevistado se considerava um gamer. Propositalmente, não definimos o significado da palavra. Nossa intenção é comparar a imagem que os entrevistados possuem em suas mentes a respeito do que é um gamer com as suas práticas de consumo de jogos, a fim de traçar um perfil mais diretamente relacionado ao hábito de consumo”, Mauro Berimbau, professor e coordenador do Gamelab na ESPM.

Já no público casual gamer as mulheres representam a maioria com 58,8% entre 25 e 34 anos (35,9%)

“Comparado a mercados mais maduros, onde uma segmentação mais estratificada é necessária, no Brasil estamos em um estágio anterior. Reflexo do ecossistema e cadeia produtiva presentes no país”, complementa Mauro. 

 Na PGB 2019, dois principais perfis de gamers foram destacados. Entre as diferenças mais significativas, percebeu-se que os hardcore gamers são homens (58,9%) entre 25 e 34 anos (41,3%). Já no público casual gamer as mulheres representam a maioria com 58,8% entre 25 e 34 anos (35,9%).

A pesquisa questionou todos os entrevistados quanto a importância dos jogos digitais dentro das suas atividades de entretenimento. Entre os hardcore gamers, 79,2% disseram que o jogo digital é a sua principal forma de entretenimento, e sua preferência é pelo videogame como plataforma (41,8%).

Do ponto de vista de mercado, os hardcore gamers são uma população menor, mas muito significativa. Eles também jogam muito em smartphones, mas preferem os videogames e computadores. Jogam mais de 3 vezes por semana, com partidas que duram por volta de 3 horas, sendo comum este público comprar mais de 10 jogos ao longo do ano.

Entre as características dos casual gamers, a pesquisa mapeou que este público consome jogos principalmente nos smartphones (57,8% tem esta como plataforma preferida). Como hábito de consumo da mídia, esses jogadores jogam até 3 vezes por semana, com partidas levando de 1 a 3 horas por sessão. Enquanto compradores de jogos digitais costumam comprar 3 jogos das plataformas que gostam ao longo do ano.