IPNET Growth Partner apresenta 7 vantagens da Google Cloud Platform

IPNET Growth Partner apresenta 7 vantagens da Google Cloud Platform (GCP)

Sem dúvidas você conhece e usa o Google, mas você já ouviu falar sobre a Google Cloud Platform? Inicialmente adotada no ano de 2013, a plataforma é voltada para empresas que desejam ter maior desempenho e segurança, trazendo inúmeros benefícios às organizações. Como, por exemplo, vantagem competitiva, performance otimizada, custo-benefício vantajoso, e muitos outros.

Mas a dúvida de hoje é: será que as vantagens do GCP valem o investimento? Por isso, neste artigo, a IPNET Growth Partner revela quais são os pontos fortes da plataforma.

1. Economia e Controle de Custos

Em primeiro lugar, é importante saber que investir em soluções em Nuvem também pode trazer economias de curto prazo. Na Google Cloud Platform, por exemplo, o sistema de faturamento é baseado no uso sem taxas adicionais ou de rescisão. Assim, a plataforma ajuda os clientes a controlarem os gastos, oferecendo dicas de orçamento, alertas, limites de cotas, entre outros recursos gratuitos.

Utilizando inteligência artificial (IA), o GCP também possui painéis de gestão que mostram tendências de soluções e previsões de custos. Por essa razão, ele também ajuda a otimizar os investimentos.

2. Backup Seguro

Quando você usa servidores locais, sempre tem o risco de perda de informações, pois um disco pode queimar ou um vírus pode causar danos no sistema. Uma vantagem do GCP é ter um sistema de backup seguro. Veja abaixo algumas das soluções de armazenamento online disponíveis com protocolos de segurança avançados.

Filestore: armazenamento de arquivos altamente escalável e seguro;

Cloud Storage: armazenamento de objetos seguro, durável e escalonável;

BigQuery: armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais.

3. Serviço Sustentável

Trabalhar em conjunto com uma empresa socialmente responsável também é um dos pontos fortes do GCP. Afinal, os serviços de Nuvem do Google Cloud são neutros em carbono e toda a energia que executa serviços e produtos é 100% renovável. Assim, além de ter acesso a serviços modernos, acessíveis e fáceis de gerenciar, a Google também contribui com os objetivos das empresas que priorizam a sustentabilidade.

4. Controle de Qualidade

Há poucas coisas tão prejudiciais para o sucesso de um negócio quanto má qualidade e relatórios inconsistentes. Por isso, no GCP, todos os documentos são armazenados em um só lugar e em um formato. Mas como isso pode ser benéfico?

Quando se tem diversas pessoas acessando as mesmas informações, você pode manter os dados consistentes, evitar erros humanos e ter um registro claro de quaisquer revisões ou atualizações.

5. Disaster Recovery

Não importa o quão controlada seja uma organização, quando se trata de seus processos internos, sempre haverá coisas que estão completamente fora de suas mãos.

Desse modo, mesmo uma pequena quantidade de tempo de inatividade pode ter um efeito gigante, resultando em perda de receita e reputação da marca.

Embora não haja como prevenir ou até mesmo antecipar os desastres que podem prejudicar sua organização, há algo que você pode fazer para ajudar a acelerar sua recuperação. O GCP fornece recuperação rápida de dados para todos os tipos de cenários de emergência, desde desastres naturais até quedas de energia.

6. Flexibilidade

Se suas soluções de TI atuais o forçarem a prestar muita atenção aos problemas de computação e armazenamento de dados, você não poderá se concentrar em atingir as metas de negócios e satisfazer os clientes. Por outro lado, ao contar com uma organização externa para cuidar de toda a sua infraestrutura de hospedagem e TI, você terá mais tempo para se dedicar aos aspectos do seu negócio que afetam diretamente seus resultados.

Por isso, o GCP oferece às empresas mais flexibilidade geral em comparação com a hospedagem em um servidor local. E, caso você precise de largura de banda adicional, o GCP pode atender a essa demanda instantaneamente, em vez de passar por uma atualização dispendiosa de sua infraestrutura de TI. Essa liberdade e flexibilidade aprimoradas podem fazer uma diferença significativa na eficiência geral de sua organização, por exemplo.

Cerca de 65% dos entrevistados pela InformationWeek disseram que “a capacidade de atender rapidamente às demandas de negócios” era uma das razões mais importantes pelas quais uma empresa deveria migrar para um ambiente de Nuvem.

7. Vale a pena investir no GCP?

Com as soluções da Google Cloud Platform, é possível inovar com mais rapidez, escalonar de maneira mais inteligente e manter a segurança de modo contínuo. Portanto, a resposta é sim!

A migração para a plataforma do GCP vale todo o investimento devido a todas as suas vantagens. Além disso, a Computação em Nuvem se tornou um importante fator determinante para o crescimento de uma empresa.