Geral Na prática

IoT no Brasil recebe impulso com rede LoRa da NLT e American Tower

A NLT Telecom, operadora móvel virtual (MVNO) autorizada pela ANATEL, passa a operar também com rede LoRa, complementando sua já robusta capacidade de conectividade

A NLT Telecom, operadora móvel virtual (MVNO) autorizada pela ANATEL, passa a operar também com rede LoRa, complementando sua já robusta capacidade de conectividade. Além de toda a infraestrutura de rede Vivo, a NLT conta também, a partir de agora, com a parceria da American Tower, reforçando ainda mais sua presença em todo o território nacional.

“A NLT amplia seu portfólio tecnológico e reafirma sua determinação em oferecer ao mercado brasileiro as melhores e mais adequadas soluções em conectividade para IoT, sempre de forma personalizada, com agilidade e foco nas necessidades específicas de cada cliente”, afirma André Martins, CEO da NLT Telecom.

A American Tower superou recentemente a marca de 220 cidades cobertas por sua rede IoT/LoRaWAN para Internet das Coisas (IoT) no país

Outras tecnologias complementares estão em negociação, pois, com alguma frequência, as soluções mais adequadas são híbridas (cross connectivity), de alto poder de adaptabilidade às condições de uso, aplicações, prazos e orçamentos.

Uma das maiores empresas globais, especializada em infraestrutura compartilhada para o setor de telecomunicações, a American Tower superou recentemente a marca de 220 cidades cobertas por sua rede IoT/LoRaWAN para Internet das Coisas (IoT) no país, o equivalente a 62% do PIB nacional.

De acordo com Daniel Laper, head de IoT da American Tower, existe um potencial significativo de crescimento de IoT no Brasil e, para acelerar o desenvolvimento deste mercado, é fundamental contar com parceiros com visão de complementariedade de tecnologias como fator potencializador de oportunidades, como a NLT.

“A abrangência da nossa rede neutra LoRaWAN, voltada para Operadoras e comercializada no Atacado, somada à robustez crescente do ecossistema de soluções, habilitam novos mercados e casos de uso, e consequentemente escalas sem precedentes”, complementa.

As redes LoRa permitem comunicação de qualidade a longas distâncias consumindo o mínimo de energia. Sua principal aplicação são os sistemas de IoT compostos pelos mais diversos tipos de sensores, como os de controle de ambientes e telemetria, principalmente os localizados em áreas de difícil cobertura. Com alta imunidade a ruídos, o alcance da rede LoRa pode chegar a 5 km nas áreas urbanas e 15km nas áreas rurais. Assim, com esta parceria da NLT com a American Tower, serão beneficiadas muitas iniciativas em agronegócio, logística e cidades inteligentes, em todo o território nacional.