Na Pé do Morro, os produtores dependiam de conectividade 3G antes da chegada da banda larga via satélite da HughesNet à região

São Paulo, junho de 2019 – Com o aumento do poder de compra do consumidor, a produção de queijos em 2018 teve crescimento estimado em 2,5% segundo a Associação Brasileira da Indústria de Queijos (Abiq). Mas, para muitos produtores em áreas remotas, a falta de conectividade é um empecilho para os negócios.

Era o caso do produtor Erico Kolya, mestre queijeiro da Pé do Morro, uma propriedade localizada no alto da Serra do Japi, no Estado de São Paulo. “Passei meses na Argentina e voltei com a ideia de plantar Syrah em nosso sítio. Depois fui para a Alemanha e Suíça em busca do sabor dos queijos e voltei com as receitas e o conhecimento para produzir o queijo alpino suíço e o camembert alemão, que se tornaram a base dos nossos queijos. Hoje produzimos cinco tipos de queijo, com mais dois em desenvolvimento. Além disso, começamos a produzir vinho e temos o nosso café e empório, que abrem aos finais de semana”, conta Kolya.

As redes sociais estão entre as principais formas de divulgar os alimentos produzidos no local. Mas isso era uma tarefa complicada em uma região sem acesso à internet de qualidade. “Muitas vezes, eu tinha de sair da Pé do Morro e ir até a cidade para fazer um download, postar alguma coisa ou conversar com alguém”, relata o produtor.

Para resolver o problema, Kolya decidiu adquirir os serviços de internet de banda larga via satélite da HughesNet. “Hoje consigo fazer tudo daqui, e o negócio não depende mais da conexão 3G.”, conclui.

Os processos de gestão da propriedade e a divulgação dos produtos também foram aprimorados. Segundo Kolya, “hoje tudo está na nuvem e a todo tempo precisamos nos comunicar nas mídias sociais, subir vídeos, fotos, gerar boletos, pagamentos, compartilhamento de planilhas e arquivos”, afirma o mestre queijeiro. ”Implementar todos esses serviços só foi possível com a vinda da HughesNet.”

Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil, acredita que a história da Pé de Morro reforça a importância da conectividade para a geração de negócios em todo o Brasil. “No País, ainda existem lugares carentes de cobertura de internet de qualidade. Isso é um entrave para o desenvolvimento de negócios e para a geração de empregos, especialmente na área rural. É por isso que apostamos no potencial da conectividade e hoje cobrimos mais de 5 mil municípios com nossa internet via satélite”, diz Guimarães.