Geral Na prática

Interconexão torna experiência dos gamers no Brasil equivalente à dos países asiáticos

Soluções da Zenlayer e da Equinix, permitiram à empresa de games reduzir em 15% a latência dos jogos online e aumentar em 33% a satisfação dos seus clientes

A Zenlayer foi escolhida por uma empresa asiática de games online para desenvolver uma solução completa e personalizada permitindo aos gamers brasileiros usufruírem do mesmo serviço de baixa latência dos jogadores internacionais, e, para isso, contou com a expertise da Equinix, empresa global de interconexão e data center.

A empresa de games, que está em expansão no Brasil, encontrou o desafio de proporcionar aos jogadores locais a mesma qualidade do serviço oferecido em mercados como Hong Kong, Singapura e Coreia do Sul. Isso porque as mudanças de latência são extremamente importantes para os gamers, pois uma fração de segundo pode significar a diferença entre a vitória e a derrota. Se as ações do oponente forem registradas mais rapidamente pelo servidor, ele terá uma vantagem no jogo. Desta forma, ser capaz de oferecer o mesmo serviço de baixa latência em todo o mundo é crucial para qualquer empresa global de games.

Entre as estratégias utilizadas para se chegar a estes resultados está a Plataforma Equinix, que permite uma interconexão direta e segura entre os jogadores, as diferentes regiões em que o serviço está baseado, cloud e dados

“Para que os jogos sejam bem-sucedidos, eles precisam performar bem. A latência não pode ser alta. Há tantas opções, que as pessoas podem desistir e fazer outra atividade se o jogo não apresentar a performance esperada”, explica Lawrence Lee, VP de Parcerias e Alianças da Zenlayer.

Ao adotar as soluções da Zenlayer e da Equinix, a empresa de games conseguiu reduzir em 15% a latência dos jogos online e aumentar em 33% a satisfação dos seus clientes. Além disso, a base de clientes desta empresa no Brasil registrou um crescimento de 60% de usuários nos seis meses seguintes.

Entre as estratégias utilizadas para se chegar a estes resultados está a Plataforma Equinix, que permite uma interconexão direta e segura entre os jogadores, as diferentes regiões em que o serviço está baseado, cloud e dados, proporcionando a mesma experiência aos usuários independentemente do local em que estejam. Para isso, foram implementados 250 servidores no data center da Equinix de São Paulo (chamado IBX – International Business Exchange), um IP para tráfego local com recursos expansíveis, e conexões dedicadas com Miami, Los Angeles, Hong Kong e Singapura via backbone privado global da Zenlayer.

O cliente conta ainda com o Equinix IX, plataforma que permite a troca de dados de maneira fácil e eficaz entre os principais geradores de tráfego da internet, para estabelecer uma conexão direta ao ix.br (ponto de troca de tráfego brasileiro).

“A solução proporcionou uma conexão direta com todos os provedores de serviço de Internet (ISPs) no Brasil, reduzindo a latência e a instabilidade, e ao mesmo tempo aumentando o desempenho e a confiabilidade”, completa Eduardo Carvalho, Presidente da Equinix no Brasil.

Por meio dessas soluções, a Zenlayer pôde oferecer ao cliente um serviço de qualidade global com melhor custo e maior escalabilidade. Cada equipamento usado possui pelo menos um backup redundante e caminhos duplos para acesso em caso de interrupção. Os servidores são mantidos em reserva para “hot backup” no caso de um dos servidores do cliente precisar ser substituído imediatamente sem sacrificar a velocidade e o poder de processamento. Ainda são fornecidos Uplinks duplos para várias operadoras.

Resultados em números:

400 servidores bare metal instalados
250 servidores personalizados implantados em 1 semana
10% servidores sobressalentes em reserva
25 de largura de banda máxima diária – Gbps
15% queda na latência
33% aumento de satisfação do cliente
25% redução de custos